Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Chuva

JC - 24/03/2022 - 9:43

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, é do tempo em que se dizia, quando chovia, que era o tempo dela. - “Agora anda tudo trocado. Quando deve chover não chove, quando não deve chover chove. É a chamada chuva do contra, como que a dizer ao mundo que essa coisa das alterações climáticas é séria”, referia, enquanto descia, no elevador com o vizinho do 4º esquerdo.
- “Hoje está de chuva”, disse o camarada Azdrubal, que na Quinta do Chico cultiva um talhão com hortícolas e afins.
- “Ela faz cá falta!”, respondeu Jeremias, enquanto passava pelo primeiro piso rumo ao rés-do-chão.
- “O ideal era chover de noite e estar bom tempo de dia”, retorquiu Azdrubal, já à saída do elevador.
Para o presidente da Brigada, “as conversas no elevador sobre o tempo, porque é o assunto de que todos podemos falar sem com isso comprometer a cordialidade, também mudaram. Nesta altura do ano as alergias tomavam conta das curtas conversas do sobe e desce”.
O líder da BR explicava, mais tarde, a Godofredo, secretário geral da Brigada, o porquê da estratégia de falar sobre o tempo. –“Houve um dia que comecei a falar das divergências entre o Roseiral e o Laranjal no Burgo, e a conversa deu para o torto. O Azdrubal zangou-se. Disse que aquilo era só fogo de vista e mais não sei o quê. E que um dia estariam de acordo…”, referiu o líder da BR.
- “Então e depois?”, questionou Godofredo.
-“Desviei a conversa para o tempo e para a chuva que caía… e ele lá foi respondendo que a dita cá fazia falta e que a chuva é vista como uma bênção na Mãe África”, respondeu.
- “Então e o Azdrubal também só fala do tempo nas viagens de elevador?”, perguntou o secretário geral da BR.
- “Às vezes tenta falar do Senfica… mas há segundas-feiras que também tem que falar do tempo, da chuva ou da falta dela…”, disse Jeremias, enquanto questionava Godofredo sobre o momento do Burgo Futebol Clube.
- “… pois o Burgo Futebol Clube… sabias que já está a chover há dois dias…”, concluiu Godofredo, ele que até foi jogador da coletividade, por amor à camisola.
JC 

 

COMENTÁRIOS