Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

TeleTrade: O espírito do Rally de Natal está principalmente nas mãos dos Dryasdusters da Fed

- 15/12/2021 - 14:08

CONTEÚDO PATROCINADO Christmas time está quase no ar, enquanto as intensas dúvidas sobre se devemos ficar parados ou participar de noutra rodada de aceleração da alta das ações durante a temporada de férias, ou se o poderoso retorno dos preços atuais ainda pode ser estragado pela retórica muito ativa dos reguladores financeiros , são incessantes. Embora as reuniões de outros bancos centrais influentes devam ser realizadas no final desta semana, incluindo o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu, o sentimento de Wall Street seria inquestionavelmente determinado pela decisão-chave da Federal Reserve (Fed) dos EUA .

Partilhar:

Christmas time está quase no ar, enquanto as intensas dúvidas sobre se devemos ficar parados ou participar de noutra rodada de aceleração da alta das ações durante a temporada de férias, ou se o poderoso retorno dos preços atuais ainda pode ser estragado pela retórica muito ativa dos reguladores financeiros , são incessantes. Embora as reuniões de outros bancos centrais influentes devam ser realizadas no final desta semana, incluindo o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu, o sentimento de Wall Street seria inquestionavelmente determinado pela decisão-chave da Federal Reserve (Fed) dos EUA .

De acordo com o analista da TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), na quarta-feira, os membros da Fed terão uma discussão final sobre a velocidade específica de redução mais rápida do estímulo monetário, ou seja, o encerramento do programa de compra de ativos da era pandémica. Ele contabilizou 120 biliões de dólares a cada mês antes de novembro, mas já caiu 30 biliões de dólares. No entanto, se Jerome Powell e os seus colegas continuarem com o ritmo modesto previamente decidido de 15 biliões ou aumentá-lo para talvez 20 biliões de dólares por mês no primeiro trimestre de 2022, eles correrão o risco de não conseguirem lidar com uma inflação recorde.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos atingiu 6,8% em 12 meses até novembro, de acordo com dados oficiais divulgados na última sexta-feira, que é o maior nível desde 1982. Preços ao produtor, geralmente sendo um indicador antecedente da futura espiral inflacionária , pode até ultrapassar 9%, segundo expectativas de pesquisas de especialistas da Reuters.

No entanto, segundo o analista da TeleTrade, a maioria dos investidores parece estar apostando neste cenário relativamente ameno, que já está precificado e provavelmente não abalará muito os mercados. O Dow Jones Industrial Average, que ficou atrás dos seus colegas estáveis ​​do S&P 500 e do Nasdaq Composite até recentemente, foi corajoso o suficiente para voar acima da marca de 36.000 pontos novamente, enquanto os outros dois principais índices estão dentro de três décimos centésimos de um por cento de seus novos - picos de tempo marcados em novembro antes da variante Omicron subir ao palco.

Talvez, a maioria dos habituais do mercado, especialmente pessoas ricas e gestores de fundos, sintam que uma redução ainda maior da oferta de dinheiro adicional que alimenta a recuperação do mercado pode não ser tão crucial, dado um desejo ardente de investir multidão para manter as suas economias existentes longe do iminente incêndio de uma inflação ainda maior. Até certo ponto, os otimistas também podem considerar as previsões de CPI mais altas de mais de 7%, que ainda não foram confirmadas e podem permitir que os membros da Fed procrastinem mais alguns meses. Nesse caso, eles podem manter quase o mesmo ritmo de impressão de dólares por dois ou três meses, limitando a sua atividade formal de redução gradual. Até mesmo a Fed começou a retroceder nas garantias anteriores de que será uma mudança "transitória", uma mudança nas palavras não é o mesmo que uma mudança nas ações.

Fontes do Banco Central Europeu foram citadas pela Reuters na semana passada dizendo que o BCE pode até acelerar o ritmo de compras de ativos nomeados pelo euro por algum tempo para equilibrar parcialmente os danos dos bloqueios recentemente introduzidos. Pode servir de mais um pilar para os mercados. Embora isso certamente não afetará o volume total dos programas europeus de incentivo de 1,85 trilião de euros, pode compensar a correspondente escassez de dinheiro do regulador americano no momento. De qualquer forma, não as decisões da Fed e do BCE conforme serão adotadas e anunciadas, mas a maneira como a multidão do mercado reagirá a elas pode pintar as perspectivas finais para um rali de Natal ou sua ausência.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

COMENTÁRIOS