Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Leitura de Ana Beirão no Dia dos Santos

Reconquista - 28/10/2023 - 10:00

A Biblioteca Comunitária de Alcains promove dia 1 de novembro, o evento Leituras, tendo por base alguns textos do livro “Iguais no Trilho”, da alcainense Ana Beirão.

Partilhar:

Iguais no Trilho de Ana Beirão dá mote a sessão

A Biblioteca Comunitária de Alcains promove dia 1 de novembro, às 17H00, no salão Alma Azul (sua sede provisória) o evento Leituras, tendo por base alguns textos do livro “Iguais no Trilho”, da alcainense Ana Beirão.

Ana Beirão nasceu em Alcains, no Bairro das Flores, a 17 de março de 1957. Concluiu o Curso de Artes na Escola António Arroio, em Lisboa, e dedicou-se ao ensino desde 1983. Vivia em Lagos, onde faleceu neste mês de outubro de 2023.

Editou, em dezembro de 2021, o livro “Iguais no Trilho”, onde publica os seus textos pessoais que servem de testemunho da sua sensibilidade e da sua visão do mundo. O livro, edição da autora, consta do espólio da Biblioteca Comunitária de Alcains para empréstimo. “Se pudesse esconderia a dor pelo lado envergonhado do sol e na sombra deste me embrulharia na obscuridade e me esconderia no reflexo da minha alma”, escreve Ana Beirão, num texto a partilhar aos que quiserem juntar-se à homenagem.

No dia 1 de novembro, feriado e dia da Feira de Todos os Santos em Alcains, entre as 16H00 e as 18H00, a Biblioteca Comunitária de Alcains funcionará com o seu programa de recolha e empréstimo de livros. Das novas publicações oferecidas, destacam-se a biografia de Natália Correia; “O Dever de Deslumbrar”, de Filipa Martins; a Antologia de Poesia de Natália Correia, da responsabilidade de Fernando Pinto do Amaral; e “Não Desfazendo”, de Rita Taborda Duarte.

A Biblioteca Comunitária de Alcains existe desde 2022 como associação não formal e pretende ser um espaço onde a leitura e os livros sirvam de mote a conversas e debates sobre a cidadania ativa e participativa, valorizando com especial enlevo o que de mais relevante tem a vila de Alcains e acolhendo e destacando o trabalho dos alcainenses residentes ou espalhados pelos cinco continentes. António Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República eleito democraticamente, após a revolução do 25 de Abril de 1974, tem merecido especial atenção no trabalho da Biblioteca Comunitária de Alcains que, em 2024, irá assinalar com diversas atividades os 50 anos da Revolução de Abril.

COMENTÁRIOS