Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Digressões Interiores: Mulher nem vê-la

João Lourenço Roque 0

Nunca pensei chegar a velho. Afinal, mais depressa envelheci. Não é preciso olhar-me ao espelho nem verificar o bilhete de identidade.

Repetidos até à exaustão, 760: o número fatídico

Abílio de Jesus Chaves 0

Absurdo por excesso, o número 760 é repetido pelos locutores dos três canais de televisão portugueses até à exaustão com a radiante promessa de sair uma determinada quantia em dinheiro, ou por vezes um automóvel aos que dele fazem uso nas suas chamadas para os referidos canais.

Em Perdigão: O carnaval de antigamente

Luís Correia 0

Nos meus tempos de jovem havia carnaval em Perdigão (Fratel, Vila Velha de Ródão). Quando a aldeia tinha muitas raparigas e rapazes.

Salvaterra do Extremo: Em memória ao meu amigo Capitão António Tomás Lopes

José Manuel dos Reis Vermelho Moreira (Coronel do Exército na reforma) 0

Nasci em Salvaterra do Extremo há mais de sessenta anos, na casa dos meus avós maternos situada na rua da Calçada – casa de família João Lito, embora desde muito novo, ainda só com meses, tenha ido morar para a freguesia de Benfica, em Lisboa.

EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing) Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares

Alexandra Nunes (Psicóloga) geral@socuida.com 0

Quando uma pessoa se encontra alterada emocionalmente, devido a situações traumáticas, o seu cérebro não processa as informações como faria em condições normais.

Leitores: Democracia deve ser participativa

Maria de Jesus 0

Vivemos em democracia! Todos nós devemos portanto, sentir responsabilidade pelo bom funcionamento do que se passa à nossa volta.

Há um momento em que a realidade se impõe

Carlos Almeida- Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco 0

O turismo vale mais para a economia, emprego, exportações e investimento em Portugal (5,8%) do que para o resto do mundo (2,9%).

Acerca da ética e da deontologia

António José Alves Oliveira 0

Batista (2011) refere que a questão da ética docente depende da existência de uma cultura organizacional e profissional sólida, que desoculte, no processo de avaliação de desempenho, a riqueza do conhecimento e dos padrões de profissionalidade dos professores.

O encontro com a eternidade

Fabião Batista 0

Foi no dia 23 de novembro, há portanto dois meses, que Manuel Mota Saraiva, deixou a vida eterna, onde durante 78 anos desenvolveu a sua operosa atividade profissional.

Holocausto: A memória devia evitar erros do passado

Jean-Claude Juncker* 0

Nestes tempos difíceis, a memória é não só uma recordação, é uma referência para o futuro para evitar os mesmos erros, sublinha o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por ocasião do dia em memória do Holocausto.  

 

 

Ciência Viva: E o planeta aquece

António Piedade 0

Perante esta vaga de frio que enregela Portugal, pode parecer contraditório falar num aumento da temperatura global do planeta. Mas não é.

Monforte da Beira: Acontecimento do ano

JG 0

Sou abordado com frequência, em especial por amigos, indagando o motivo de ter deixado de escrever no Reconquista. A razão é simples.

Digressões Interiores: Mistério da Lomba Chã

João Lourenço Roque 0

Já me aconteceu por diversas vezes mas nunca como hoje. Movido pelo impulso da escrita, peguei na caneta e agarrei-me às palavras que o pensamento soltava, mas as palavras de tão rebeldes ou desconfiadas fugiam da folha de papel, apagavam-se e voltavam para dentro de mim.

Leitores: É a economia...

João Carvalhinho* 0

Castelo Branco ocupa hoje uma posição invejada como motor de desenvolvimento no Interior de Portugal. E são diversos os indicadores que confirmam e apoiam esta constatação, quer no âmbito da economia, do emprego, da qualidade de vida ou da população.

Investigação: Nova descoberta sobre a doença de Alzheimer

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra) 0

Um estudo do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), coordenado pela investigadora Ana Ledo, evidencia que a Doença de Alzheimer apresenta uma produção desregulada de moléculas mensageiras, o que pode, em último caso, comprometer a produção de energia no cérebro.

Digressões Interiores: Mistérios da Lomba Chã

José Lourenço Roque 0

Já me aconteceu por diversas vezes mas nunca como hoje. Movido pelo impulso da escrita, peguei na caneta e agarrei-me às palavras que o pensamento soltava, mas as palavras de tão rebeldes ou desconfiadas fugiam da folha de papel, apagavam-se e voltavam para dentro de mim. 

Digressões Interiores: Éramos tantos primos

João Lourenço Roque 0

Passado o Natal, ainda não sei ao certo onde o passámos. Nem isso importaria desde que nos sentíssemos juntos e fraternos.

Mário Soares, o democratizador

José Manuel Sanches 0

Muito se escreveu e continuará a escrever sobre o percurso político e pessoal do grande estadista que foi Mário Soares.

Castelo Branco: As colheitas dependem das sementeiras

Carlos Almeida- Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco 0

O nosso posicionamento na política passa por uma atitude construtiva. Propor e encontrar soluções pensando, sempre, nas pessoas.

Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha: 41 anos ao serviço da Instituição

Augusto Matos de São Pedro (Provedor) 0

Sendo um longo período no tempo, na realidade às vezes não se dá por isso, porque, há sempre o desejo de se fazer mais e melhor, na esperança de se atingirem os objetivos planeados pela vontade de uma equipa que abraça uma causa, a de servir a nossa Santa Casa da Misericórdia, cumprindo-se assim, a doutrina das “Obras de Misericórdia” .