Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Investigação: Nova descoberta sobre a doença de Alzheimer

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra) 0

Um estudo do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), coordenado pela investigadora Ana Ledo, evidencia que a Doença de Alzheimer apresenta uma produção desregulada de moléculas mensageiras, o que pode, em último caso, comprometer a produção de energia no cérebro.

Digressões Interiores: Mistérios da Lomba Chã

José Lourenço Roque 0

Já me aconteceu por diversas vezes mas nunca como hoje. Movido pelo impulso da escrita, peguei na caneta e agarrei-me às palavras que o pensamento soltava, mas as palavras de tão rebeldes ou desconfiadas fugiam da folha de papel, apagavam-se e voltavam para dentro de mim. 

Digressões Interiores: Éramos tantos primos

João Lourenço Roque 0

Passado o Natal, ainda não sei ao certo onde o passámos. Nem isso importaria desde que nos sentíssemos juntos e fraternos.

Mário Soares, o democratizador

José Manuel Sanches 0

Muito se escreveu e continuará a escrever sobre o percurso político e pessoal do grande estadista que foi Mário Soares.

Castelo Branco: As colheitas dependem das sementeiras

Carlos Almeida- Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco 0

O nosso posicionamento na política passa por uma atitude construtiva. Propor e encontrar soluções pensando, sempre, nas pessoas.

Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha: 41 anos ao serviço da Instituição

Augusto Matos de São Pedro (Provedor) 0

Sendo um longo período no tempo, na realidade às vezes não se dá por isso, porque, há sempre o desejo de se fazer mais e melhor, na esperança de se atingirem os objetivos planeados pela vontade de uma equipa que abraça uma causa, a de servir a nossa Santa Casa da Misericórdia, cumprindo-se assim, a doutrina das “Obras de Misericórdia” .

António Fernandes (1917-2016): In Memoriam

António José Rolão Vaz 0

António Mendes Fernandes nasceu na Soalheira, Fundão, no dia 27 de Dezembro de 1917, filho de João Luís Fernandes e Maria Cristina Mendes – morreu no Tortosendo, no dia 26 de Dezembro de 2106.

Obras deAdelaide Salvado: Dois livros de requintado sabor regionalista

Fabião Baptista 0

Mais duas obras literárias, acabam de sair, da erudita caneta da escritora, e investigadora, Maria Adelaide Neto Salvado: “As festas de São Pedro – Monforte da Beira” e “50 anos do Orfeão de Castelo Branco”. São dois preciosos documentos literários, com impecável apresentação gráfica, saídos do prelo da RVJ Editores. 

Autobiografia: Uma vida por dois continentes

Fabião Baptista 0

Acabo de ler uma obra literária, que tem por sugestivo título, “Uma vida por dois continentes e uma visão do estado da nação”. É um livro que tem por autor, o conhecido e prestigiado empresário, Alfredo da Silva Correia.

Leitores: Congelamento das comparticipações. Legislação atual prejudica lares de idosos das Ipss’s

António Aleixo Pais Vacas de Carvalho 0

O aumento do salário mínimo do último ano passou do valor de 505,00 euros para 530,00 euros. A somar a este valor de 25 euros de aumento do salário, acresce ao gestor o encargo de 22% para a segurança social, que tem aumentado todos os anos de 0,4%.

Manuel Mota Saraiva: Homenagem a um homem bom

Joaquim Farinha 0

Dia 24/11/2016, foi um dia triste para mim, e para os que lidamos, tanto no serviço como na cidade, com o senhor Manuel Mota Saraiva,« Manuel do Sêsmo, ou MS» como ele tanto gostava de assinar as crónicas que escrevia para o jornal Reconquista.

Leitores: O Programa para a Coesão Territorial

Luis Garra 0

Conheço o Programa Nacional para a Coesão Territorial e foi com espanto que vi a forma acrítica, até reverente como se falou da sua aprovação pelo Governo e como se passou por cima da questão das portagens, como se o simples anúncio de 164 medidas resolvesse tudo o que penaliza o Interior.

Salgueiro do Campo Palvarinho também pertence à freguesia

Francisco Batista dos Santos 0

Há cerca de 10 anos foi roubada uma pedra artisticamente trabalhada que encimava o Chafariz das Poças, em Salgueiro do Campo.

A importância da opinião: Notas soltas sobre as "crónicas" no Reconquista

Mário Boavida Remédio 0

1. Há que admitir, indubitavelmente, que boa parte das “crónicas” publicadas no Reconquista ao longo da sua já apreciável existência jornalística (desde meados dos anos 40, com o 71º aniversário muito recente) se caracterizou, tanto na forma como na substância, em primeiro lugar, pela natureza aliciante das temáticas abordadas por cronistas oriundos de várias e diversas áreas profissionais e, depois, por uma colaboração mais ou menos assídua e mais ou menos longa, que a dedicação ao jornal terá motivado e sustentado, conciliada com a actividade profissional e os afazeres familiares.

Leitores: Castelo Branco tremelica nas asas da desertificação

Abílio de Jesus Chaves 0

Há umas décadas atrás, Castelo Branco foi uma das cidades do interior que mais cresceu e se desenvolveu. Esse crescimento deveu-se a diversos factores circunstanciais, todos eles, assentes em alicerces pouco sólidos, por isso, agora ressente-se e a desertificação processa-se de modo continuado.

 

Castelo Branco: Uma imagem criada há 218 anos

Júlio Vaz de Carvalho - Investigador e membro da Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. O autor escreve na antiga ortografia 0

No ano de 1983 foi lançado com a chancela do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, um trabalho em formato catálogo com o título A Beira Baixa Vista por Artistas Estrangeiros (sécs. XVIII-XIX) da autoria de José Joaquim Hormigo e que foi, recentemente, reposto à venda na recepção do referido Museu.

Plano Nacional de Coesão Territorial: Ideias vagas, longe da realidade

Manuel Frexes 0

Este Governo apresentou o Plano Nacional de Coesão Territorial que espelha o resultado de 6 meses de trabalho realizado por mais uma Unidade, neste caso a Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

A manipulação: O poder e as marionetas

José Manuel Sanches Pires jsanchespires@gmail.com 0

Alguém, na minha opinião de forma muito acertada, disse que “na ditadura usava-se a opressão e hoje, em democracia, pratica-se a manipulação”.

Digressões Interiores: Linguagem de outros tempos

João Lourenço Roque 0

Em tempos mais ou menos recuados, campo e cidade constituíam universos distintos, por razões históricas, geográficas e sociológicas. 

Implicações na génese da ansiedade crónica: Alteração do sistema imunitário durante a gravidez

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra) Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva 0

Uma equipa de investigadores, liderada por Catarina Gomes, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), e Luísa Pinto, investigadora do Instituto das Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), da Universidade do Minho, descobriu um mecanismo que explica como a alteração do sistema imunitário durante a gravidez tem implicações na génese da ansiedade crónica - uma das psicopatologias mais comuns das sociedades atuais - e que afeta de forma diferente o sexo masculino e o sexo feminino.