Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Festival gímnico com um milhar de atletas nas docas

Artur Jorge - 10/06/2017 - 9:00

Atividades iniciam-se às 18 horas de sábado, dia 10. Sporting, Benfica e Académica representados.

Partilhar:

Modalidade oferece momentos de grande espetacularidade

Um festival de ginástica ao nível dos melhores. Castelo Branco é anfitrião este sábado de um grande evento gímnico com a assinatura da Associação Albigym. Vão estar em ação 950 atletas, com idades compreendidas entre os 3 e os 80 anos de três dezenas de clubes de todo o país.

À quinta edição do Festival de Ginástica de Castelo Branco, a iniciativa adquire uma dimensão sem paralelo em atividades do género no distrito e “ao nível dos melhores eventos internacionais que se realizam no país”, como sublinham Magda Rocha e Fábio Torres, da Albigym.

O centro cívico da cidade albicastrense (Docas) vai respirar movimento entre as 18 horas e as 23H30. Mas a festa da ginástica começa logo ao início da tarde, na piscina-praia. Os atletas vão utilizar o espaço de verão para agilizar exercícios e fazer a divulgação do festival.

Desde 2014 que a Albigym, filiada na Associação de Ginástica do Centro e na Federação de Ginástica de Portugal, não realizava o festival de ginástica, por colidir com a sua participação no Eurogym. Este ano conseguiu reunir os apoios necessários para projetar o certame e quem se deslocar no sábado às Docas vai ter a oportunidade de assistir “a um festival de ginástica para todos, inclusivo e intergeracional”.

Entre as classes confirmadas encontram-se representações de clubes de referência, como Sporting CP, SL Benfica, Ginásio Clube Português e Associação Académica de Coimbra. De Castelo Branco vão subir ao palco classes da Albigym, Clinibeira, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Escola de Dança Art Kompany. ERID, Associação de Apoio à Criança e APPACDM.

Uma jornada gímnica desta dimensão mobiliza um staff de cerca de 90 pessoas, entre voluntários da associação organizadora e dos escuteiros (160 CNE). “Está tudo preparado”, conclui Magda Rocha.

 

 

ERID, AAC e APPACDM SOBEM AO PALCO

Jornada é também de inclusão

A grande festa da ginástica extravasa a atuação das classes da especialidade, muitas das quais representativas de clubes emblemáticos em várias modalidades gímnicas. É também um festival inclusivo. Ao palco vão subir grupos com portadores de deficiência, com destaque para os locais da APPACDM, Associação de Apoio à Criança e ERID.

A APPACDM possui coreografia própria, mas a AAC e a ERID foram preparadas pela equipa técnica da Albigym. “É esse trabalho que vai ser apresentado ao público”, explica Magda Rocha e Fábio Torres, que destacam a “alegria e a motivação” que estes alunos das instituições especiais colocam na aprendizagem. “E aprendem rápido”, realçam.

A Associação Albigym gostaria de “realizar um trabalho continuado com eles, temos gente formada para tal”, mas o espaço físico (a falta dele) impede, para já, essa pretensão.

 

COMENTÁRIOS