Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

12 milhões para viaturas de combate aos incêndios

João Carrega - 09/06/2021 - 8:56

A Secretária de Estado da Administração Interna anunciou 12 milhões de euros para a aquisição de 90 viaturas de combate a incêndios.

Partilhar:

Cerca de 12 milhões de euros é o montante que o Governo pretende investir na aquisição de viaturas de socorro e combate a incêndios nos próximos anos. O número foi avançado à comunicação social pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, este sábado em Oleiros.
A governante falava durante a inauguração das obras de requalificação do quartel dos Bombeiros daquela vila do pinhal. “No Plano de Recuperação e Resiliência (recentemente apresentado à Comissão Europeia) estão destinados 12 milhões de euros para a aquisição de 90 viaturas, as quais irão ser distribuídas, com rigor, no país”, disse.
Patrícia Gaspar respondia, deste modo, ao pedido do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, no sentido da corporação ser dotada de mais uma viatura florestal de combate a incêndios.

PLANO Os números divulgados pela Secretária de Estado fazem parte de um Plano mais ambicioso e que disponibiliza mais verbas. Com efeito, e segundo o documento a que tivemos acesso, estão afetos 89 milhões de euros na rubrica “Meios de prevenção e combate a incêndios rurais”, onde além da compra de veículos, está também identificada a aquisição de “helicópteros ligeiros e médios, de alfaias, equipamentos, e dois radares de dupla polarização, com sistema de computação e sistema de arquivos, instalação de detetores de trovoadas e estação meteorológica automática”.
Numa outra rubrica (Programa Mais Floresta) estão contabilizados 50 milhões de euros, onde se pretende “investir na realização de ações de informação e sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco da população, de programas de autoproteção de pessoas e infraestruturas e, simultaneamente, aumentar a capacidade da resposta operacional com a aquisição de veículos de combate a incêndios, de equipamentos de proteção individual e restante equipamento operacional de combate a incêndios rurais, e o reforço da qualificação dos operacionais que intervêm no combate aos incêndios rurais”.

MUDANÇA Patrícia Gaspar considera que os “bombeiros são um setor fundamental para o país”, acrescentando que “2017 foi o ano que nenhum de nós queria ter vivido (aludindo aos grandes incêndios florestais que afetaram Portugal, com especial relevância a região centro). Mas esse foi o ano que nos levou a mudar. Esta é uma luta que levarei até onde puder e onde ninguém está a mais. Estamos a reaprender a cuidar dos nossos espaços rurais, a alterar comportamentos. Mas este é um processo que não tem resultados em dois ou três anos. É um caminho longo”.
A governante aproveitou o momento para recordar que “o último ano veio por à prova o trabalho que temos feito. Os bombeiros estiveram, 24 horas por dia, no combate à pandemia. E esta é a prova que temos que dar solidez ao sistema de Proteção Civil. Ao nível do Governo não tem sido fácil governar em pandemia. Percebemos que isto teria efeitos na resposta operacional e na saúde financeira das instituições”.
Nesse sentido, disse Patrícia Gaspar, “foram disponibilizados 13 milhões de euros de apoio extraordinário”, e uma rede de “500 ambulâncias em todo o país”. A Secretária da Estado realçou ainda a colaboração entre os poderes Local e Central, dando como exemplo as Equipas de Intervenção Permanentes criadas. “Até ao final do ano serão constituídas mais 30”, assegurou.
A questão da segurança também não foi esquecida pela governante. No seu entender “não há nenhuma árvore que valha uma vida”, apelando assim aos bombeiros para cuidarem da sua segurança. Um mensagem que já antes o presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Duarte da Costa, tinha reforçado.

COMENTÁRIOS