Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

25 de abril em Alcains: Pão pão, queijo queijo!

Reconquista - 24/04/2024 - 9:00

Pão, pão - queijo, queijo! é o mote com que a Alma Azul celebra 25 anos de trabalho, juntando o seu quarto de século de vida ao aniversário dos 50 anos da Revolução de abril de 1974.

Partilhar:

Os produtos regionais não faltarão à celebração

Pão, pão - queijo, queijo! é o mote com que a Alma Azul celebra 25 anos de trabalho, juntando o seu quarto de século de vida ao aniversário dos 50 anos da Revolução de abril de 1974. O programa que inicia no largo do Espírito Santo será intimista, mas com várias homenagens simbólicas a alcainenses e à vila de Alcains.

Vai ser recordado, simbolicamente, o Grande comício democrático em Alcains, do dia 25 de maio de 1974, registado em notícia assinada por David Infante, no jornal Reconquista, de 1 de junho de 1974. Os discursos foram proferidos na varanda da Associação de Pedreiros de Alcains (associação operária criada em 1919 e já extinta); que se situava no largo do Espírito Santo, onde agora está instalado o Museu de Artes e Ofícios. Será à porta desse edifício que se juntarão os manifestantes no dia 25 de abril de 2024, às 18H00.

A manifestação literária seguirá até à rua Dr. Vicente Sanches, onde se realizará uma leitura partilhada de aforismos do dramaturgo, previamente selecionados; seguindo depois pela rua das Irmãs Franciscanas de Maria, recordando aqui quem muito contribuiu para a elevação e a modernização do ensino pré-primário em Alcains. O passeio continua pelo jardim da avenida Ramalho Eanes, onde haverá novas leituras partilhadas de celebração da liberdade; seguirá depois pelo mercado municipal, largo de Santo António e avenida 12 de Novembro.

No JTX, no Chafariz Velho, decorrerá um lanche em que o queijo, o pão, e outros produtos regionais, como borrachões e licores de poejos e de tangerina, ajudarão a Festa do Encontro, com o patrocínio exclusivo do projeto “Em Nome da Beira – Produtos Regionais”.

COMENTÁRIOS