Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

A Língua Toda 2024: Evento arranca a 2 de abril e Alcains

Reconquista - 16/03/2024 - 11:00

Integrado no programa do 25.º aniversário da Alma Azul, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2024 realiza-se em Alcains Coimbra.

Partilhar:

A língua portuguesa é o foco principal deste evento

Integrado no programa do 25.º aniversário da Alma Azul, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2024 realiza-se entre 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, em Alcains, e 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, em Coimbra, sendo esta “uma forma de assinalar 25 anos de trabalho na construção da ponte cultural entre o litoral (Coimbra) e o interior (Alcains)”. Dia 2 de abril, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, realiza-se a oficina de leitura e informação cívica “A floresta de Sophia”, a partir do livro “A floresta”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma produção Alma Azul de 2019, ano do centenário da autora. Esta iniciativa é dirigida a crianças dos 7 aos 9 anos, acompanhadas por um dos pais ou um dos avós. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através do correio eletrónico da Alma Azul.

No dia 19 de abril, será apresentado em Coimbra, na Biblioteca da Liga dos Combatentes, o livro “Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto”. E a 23, Dia Mundial do Livro, haverá Espaço Online Alma Azul, com “25 livros e autores extraordinários”, aberto a todo o universo de língua portuguesa, através do correio eletrónico da produtora de atividades literárias com sede em Alcains, um edição informativa que a Revista de Artes e Ideias # 11 Alma Azul entregará na morada eletrónica de cada leitor.

No dia 25 de abril, a Alma Azul promove leituras itinerantes pela vila de Alcains, com textos de Luís de Camões, Maria Velho da Costa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisca Camelo, Nuno Moura e Andreia C. Faria, com destaque para Jorge de Sena, autor do poema “A Cor da Liberdade” que dá título à iniciativa. E a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, encerra o Festival Língua Toda 2024 – A Língua de Camões com uma manifestação literária na mata nacional do Choupal, em Coimbra, com leituras comunitárias em homenagem a Luís de Camões (1524- 2024), oferecendo aos presentes uma degustação de produtos tradicionais da Beira Baixa, numa divulgação do seu projeto Em Nome da Beira.

COMENTÁRIOS

António Romão
Mês passado
É uma grande janela que se abre divulgar o mundo do grande e meu amigo Eugénio de Andrade. O único poeta beirão de relevo do século XX... António Romão