Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Diocese abre Sínodo no Cine Teatro Avenida

Reconquista - 17/10/2021 - 11:21

VÍDEO Bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu à abertura diocesana do processo sinodal

Partilhar:

Cine Teatro Avenida recebe a abertura. Foto arquivo Reconquista

O Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe no dia 17 a partir das 15H00 a abertura diocesana do processo sinodal, sob a presidência de D. Antonino Dias, o bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O programa inicia-se com uma oração, seguida do tema “a sinodalidade” desenvolvido por D. Antonino Dias.

Depois o padre Amândio Martins dirá como se fará a dinâmica sinodal e por fim o padre Nuno Folgado apresentará o programa no novo ano pastoral.

Terminará com a celebração da Eucaristia às 18 horas na Sé Concatedral de Castelo Branco.

Aqui está uma atividade que interessa a todos os cristãos da diocese que queiram caminhar em sintonia com a Igreja Universal.

Esta assembleia sinodal arrancou no Vaticano a 9 e 10 de outubro, sob a presidência do Papa Francisco. O processo decorre em todas as dioceses até outubro de 2023 sob o tema: “Para uma Igreja Sinodal: participação e missão”.

Há um conjunto de orientações publicadas pela Secretaria Geral do Sínodo, a partir das quais as várias comunidades católicas farão os trabalhos de reflexão.

O cardeal do Luxemburgo, relator-geral do sínodo diz que “é preciso encontrar uma forma de tomar decisões na Igreja em que os cristãos estejam verdadeiramente envolvidos, a fim de se poder caminhar, porque há pessoas que não querem caminhar, querem sentar-se e permanecer lá onde se encontram; outros, correm à esquerda e à direita, mas a Igreja para poder caminhar tem de ser em conjunto”.

 

COMENTÁRIOS