Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

AgriEmpreende: Como passar das ideias aos negócios

Reconquista - 28/11/2018 - 16:14

A iniciativa arranca quinta-feira no Centro de Empresas Inovadoras em Castelo Branco e vai ter a duração de quatro semanas.

Partilhar:

A comitiva na China, junto do tecido universitário daquele país

No seguimento do 2º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende, segue-se agora o 2º Programa de Aceleração, como revela o Inovcluster, com sede em Castelo Branco, em nota de imprensa. A iniciativa arranca quinta-feira, dia 29, no CEi (Centro de Empresas Inovadoras) em Castelo Branco e vai ter a duração de quatro semanas.

"Tem como objetivos apoiar os empreendedores na aceleração do processo de passagem da ideia ao negócio. O projeto tem como entidade líder o AgroCluster e como copromotor o InovCluster", esclarece a mesma informação enviada ao Reconquista.

O programa inclui três áreas distintas: oito workshops de capacitação sobre temas diversificados desde a construção da proposta de valor até ao controlo de gestão; consultoria e acompanhamento personalizado ao processo de desenvolvimento da ideia ao negócio por consultores e mentores com experiência reconhecida; entre outros e consiste "num programa condensado no tempo que, em apenas quatro semanas, através de ferramentas, workshops, networking, mentoria e consultoria especializada e dedicada, procura apoiar os empreendedores na aceleração do processo de passagem da ideia ao negócio e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida preparação, operacionalização e entrada no mercado".

Entretanto, segundo as mesmas entidades, "já se sabem as datas do 3º Concurso de Ideias de Negócio, cujo prazo de candidaturas já está aberto e decorre até ao dia 21 de dezembro". "Os temas a concurso são os seguintes: novos produtos agro-industriais, valorização de subprodutos agro-industriais, saúde e bem-estar e agro-turismo. A apresentação de candidaturas deve ser feita através do portal www.agriempreende.pt", explica-se.

Os objetivos passam por "fomentar o empreendedorismo inovador e criativo junto dos jovens qualificados, utilizar exemplos de boas práticas a nível internacional, explorar as características distintivas das regiões, apoiar novas empresas numa lógica de aceleração do negócio e apostar na geração de spin-offs nos setores mais competitivos da região".

O Concurso desenvolve-se em três fases tem valiosos prémios a atribuir.

 

CHINA Entretanto, a terceira missão de prospeção do projeto AdPack2 aconteceu em Xangai na China para os seis clusters que juntos representam mais de 770 empresas europeias e não só, com papel na cadeia de valor das embalagens inteligentes e ativas.

Realizaram-se diversas reuniões com parceiros locais e visitas a instituições e empresas. "A equipa AdPack2 foi muito bem recebida e foram-nos apresentados os laboratórios e oficinas, mostrando-nos as linhas de investigação na área da embalagem que estão a ser seguidas nas faculdades bem como as equipas de investigadores que se mostraram com grande abertura para iniciar projetos futuros em cooperação", refere o Inovcluster com sede em Castelo Branco. Foram também dadas a conhecer as tendências ao nível de consumo e oportunidades ao nível ao nível comercial para o setor alimentar na China.

Para terminar efetuaram-se ainda visitas a duas empresas da cadeia de valor das embalagens.

"As missões de prospeção do projeto são uma primeira abordagem aos mercados dos EUA, do Canadá e da China que serviram para encontrar e estabelecer contactos relevantes quer comerciais, quer de cooperação institucional para as PME europeias nos setor das embalagens inteligentes e ativas, bem como no setor alimentar para a InovCluster e que nos permitiram também recolher dados de mercado e perceber que linhas de investigação estão a ser seguidas por estes mercados", refere aquela entidade.

COMENTÁRIOS