Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agroalimentar: Apoio às PME conta com um novo serviço

Reconquista - 27/04/2022 - 16:38

Adoção de práticas de produção, distribuição e comercialização mais sustentáveis é o objetivo.

Partilhar:

O projeto AHFES, um programa inovador de capacitação das empresas do setor agroalimentar, tem um novo serviço de apoio às pequenas e médias empresas (PME) do setor da alimentação saudável para a adoção de práticas de produção, distribuição e comercialização mais sustentáveis.

A revelação foi efetuada esta semana pela InovCluster com sede em Castelo Branco que em Portugal é responsável pela sua implementação com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, aos quais se junta este ano o parceiro Colab4Food, com o intuito de desenvolver esta nova atividade de apoio à implementação de práticas ambientalmente mais sustentáveis.

O projeto foi iniciado em março de 2019 e, segundo a InvCluster, tem providenciado programas de formação e serviços gratuitos de apoio à inovação, internacionalização, gestão e marketing às PME do setor da agroalimentar de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales.

“Dirige-se essencialmente a empresários e profissionais do setor agroalimentar que operem no segmento da alimentação saudável ou que pretendam integrá-lo e é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de especialistas internacionais, contribuindo para a criação de um ecossistema de apoio ao desenvolvimento do setor e do aumento da competitividade das empresas”, como também é explicado pela mesma entidade.

Até agora, o Projeto AHFES beneficiou do apoio de 1,2 milhões de euros da União Europeia, vendo agora aprovado um financiamento adicional de 235 mil euros para o desenvolvimento dos serviços de apoio à introdução de práticas mais sustentáveis de produção, garantindo assim a continuidade do projeto até fevereiro de 2023.

Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster, citada através de nota de imprensa, refere a este propósito que “a nova valência do projeto, vocacionada para o setor da alimentação sustentável, surge ancorada de forma natural àquilo que são as necessidades e preocupações crescentes dos produtores, na premissa de incorporar reais compromissos com a sustentabilidade”. “Encaramos como essencial a criação de um novo serviço de apoio às empresas para a adoção de práticas mais sustentáveis, numa altura em que o consumidor tem um olhar cada vez mais exigente e sensível para as questões ambientais”, acrescenta a mesma responsável.

Os oito parceiros AHFES são oriundos de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales e, coletivamente, aplicam as suas competências e conhecimentos nas mais diversas áreas, promovendo a inovação na área da alimentação saudável.

COMENTÁRIOS