Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agroalimentar: InovCluster promove produtos em França

Reconquista - 08/11/2018 - 9:00

Interior mostrou-se ao mercado internacional num dos maiores certames mundiais do setor. Castelo Branco teve um stand próprio.

Partilhar:

Pormenor das visitas aos stands dos produtos nacionais. Foto cedida pela InovCluster

A InovCluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro esteve presente na feira internacional SIAL em Paris, de 21 a 25 de outubro. Trata-se de uma das maiores exposições mundiais de inovação alimentar, como a própria associação destaca em comunicado. Informação onde se explica que esta deslocação serviu para dar a conhecer os produtos regionais do interior do país ao mercado internacional.

"Na presente edição, a SIAL contou com 7200 expositores de 119 países e reuniu mais de 300 mil «stakeholders» da indústria alimentar, que nestes cinco dias deram a conhecer ao mundo mais de 400 mil produtos variados", refere o comunicado desta associação com sede em Castelo Branco, acrescentando que "este ano, Castelo Branco marcou presença com um stand dedicado à promoção de produtos como o azeite, o vinho, os queijos, o mel, os bolos secos e os enchidos, que se distinguem pela sua autenticidade, qualidade e caráter inovador".

"Consciente da importância da sua participação na SIAL em representação do mercado existente, a InovCluster organizou a participação de várias empresas da região, que levaram até Paris o que de melhor se faz no interior de Portugal", refere-se. Os contactos bilaterais gerados pelas várias empresas "revelaram-se eficazes para o desenvolvimento de novos negócios e novas parcerias estratégicas, com potenciais compradores internacionais", informa a associação.

A este propósito, citado através do mesmo comunicado enviado à imprensa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, subinha que “estamos a posicionar Castelo Branco, não só pela excelência dos seus produtos alimentares, mas também para divulgar a nossa cultura e património”. Já a presidente da InovCluster, Cláudia Soares, realça “a relação custo-benefício da participação conjunta organizada pela InovCluster num evento com a escala e visibilidade da SIAL de Paris". Este apoio dirigido às empresas tem sido levado a cabo desde 2013 e traduz-se num incremento sustentado das exportações deste setor, como também ali vem expresso.

“O agroalimentar do interior do país tem vindo a crescer nos últimos anos, através da aposta na cooperação e «coopetição». O aparecimento de entidades como a InovCluster, que canalizam financiamento de fundo comunitários para o desenvolvimento do setor e do território, aumentam a visibilidade das empresas e dos seus produtos e serviços”, acrescenta Cláudia Soares.

Natacha Pinto, coordenadora executivada mesma associação, destaca por seu lado que“esta foi uma das maiores participações organizada pela InovCluster em feiras internacionais”.

COMENTÁRIOS