Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agropecuária: Ovibeira vai ao Fundão mostrar a força do setor

José Júlio Cruz - 14/10/2022 - 11:00

Associação aposta na divulgação das raças autóctones e na cozinha ao vivo neste certame.

Partilhar:

O merino da Beira Baixa será uma das raças em destaque. Foto cedida pela Ovibeira

A Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários com sede em Castelo Branco irá participar no próximo fim de semana com grande expetativa na primeira edição da feira da inovação agrícola do fundão, revelou a própria instituição ao Reconquista no decurso desta semana.

“Numa altura em que o setor atravessa a maior crise das últimas décadas, com os principais fatores de produção a atingirem valores incomportáveis, agradecemos o convite e o desafio que nos foi lançado pelo Município do Fundão”, refere o seu presidente Ricardo Estrela.

De acordo com o mesmo dirigente, “esta é uma oportunidade que entendemos ser única, para divulgarmos os múltiplos serviços que dispomos e que vão desde a saúde animal, as candidaturas convencionais e em modo de produção biológico, ao parque de leilão de Alcains passando pelas equipes de tosquia e pelo parque de concentração da lã”.

Nesta primeira edição da feira, “apostamos na divulgação das nossas raças autóctones, Merino da Beira Baixa e Charnequeira, das quais somos detentores dos livros geneológicos, através da realização dos seus concursos nacionais e onde serão apresentados alguns dos melhores exemplares produzidos pelos nossos associados”, reforça Ricardo Estrela.

A Ovibeira está “ciente da importância da valorização do borrego e do cabrito como produtos de excelência da nossa região”, pelo que no decurso do mesmo certame irá “realizar em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa um «showcooking» no dia da abertura da feira com o conceituado chefe José Júlio Vintém”.

A não perder, de acordo com o dirigente associativo, será ainda “a apresentação dos primeiros chapéus feitos exclusivamente com lã merina da Beira Baixa”.

A primeira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão pretende “dar a conhecer um setor agrícola dinâmico, moderno e em constante evolução”, refere por seu lado o município organizador, explicando que o certame contará com a presença de 110 expositores e “a participação de especialistas, membros da academia, empresas tecnológicas e decisores estratégicos na esfera das políticas de desenvolvimento local e agrícola, num programa que irá incluir conferências, simpósios, seminários, jornadas, momentos de discussão, debates e demonstração de tecnologias inovadoras”.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS