Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Canteiro recebe mostra sobre a Água de Pedro Inácio

Reconquista - 13/05/2021 - 17:30

As fotografias de Pedro Inácio, inspiradas na água, vão estar patentes no Museu do Canteiro, em Alcains, a partir do dia 18 de maio.

Partilhar:

A mostra destaca o papel da água e as obras de arte dos canteiros

As fotografias de Pedro Inácio, inspiradas na água, vão estar patentes no Museu do Canteiro, em Alcains, a partir do dia 18 de maio. A inauguração da exposição “As águas correm do passado para o presente” está marcada para as 16H30 e está integrada no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus

Associado à água, surge o labor dos canteiros, que esculpiram ao longo dos tempos, chafarizes, fontes, obras de arte das quais jorrava o precioso líquido, chegando assim mais facilmente à população. Um trabalho feito por todo o país, antes da sua canalização até às habitações, pois “durante muitos séculos a água, através da sua essência e frescura, jorrou pelos chafarizes e pelas fontes saciando a sede dos humanos e de outros seres vivos”. Foi também pela forma da água que algumas pequenas e medidas indústrias prosperaram, sendo por isso tempo de “salvaguardar e valorizar esta monumentalidade, recordando a importância histórica deste valioso património cultural”.

As fotografias recordam “os escultores e mestres canteiros que, sabiamente, trabalharam a arte da pedra transformando-a em fontes, inspiradoras de sons e sonhos”, como “o prepósito de ir à fonte onde muitos namoros aconteciam, servindo por isso de pretexto para muitas mulheres contarem as suas mágoas enchendo os seus cântaros de água e de segredos íntimos”, ou “as lendas e narrativas dos poetas e escritores sobre a água, descrevendo as fontes da formosa Leonor e das belas mouras encantadas”, ou ainda “os sopros de água brotados pelas carrancas, cujos fôlegos permanecem na nossa memória e, por certo, na dos nossos antepassados”, como sublinha o museólogo e investigador na área do património cultural da água que assina esta mostra. Pedro Inácio agradece ao vereador da Cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, Carlos Semedo, “pelo seu continuado interesse na defesa do Património Cultural da Água.”, mas também ao Museu do Canteiro, em particular à Solange Almeida, “pelo seu empenho e entusiasmo na organização da exposição” e ainda ao amigo Luís-Cláudio, “pelo sentido poético dos seus versos em tributo à água das fontes e às fontes com água”.

COMENTÁRIOS