Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Clube Ubuntu em fase de consolidação no Agrupamento

Reconquista - 18/01/2024 - 8:30

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira recebeu a terceira edição da Semana Ubuntu, envolvendo a turma do Programa Integrado de Educação e Formação.

Partilhar:

A turma e os coordenadores do projeto

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira recebeu, de 8 a 12 de janeiro, na escola sede em Alcains, a terceira edição da Semana Ubuntu, envolvendo a turma do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), sob a coordenação do psicólogo Luís Marçal e dos professores Adilton Albano e Cristina Granada. Nesta edição, o projeto contou ainda com os testemunhos de vida de Luís Nunes e Jaime Carvalho, dois colaboradores da escola.

As fases seguintes passarão pela consolidação do Clube Ubuntu que envolverá alunos do Agrupamento em atividades que visam desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço à comunidade, bem como a criação do espírito “tornar-se pessoa” à luz dos princípios enunciados.

Recorde-se que a primeira Semana Ubuntu decorreu em dezembro de 2021, com 30 professores a fazer formação sobre este conceito Ubuntu (eu sou porque tu és), numa organização conjunta entre o Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira e os responsáveis pelo projeto nacional Escolas Ubuntu.

Com a colaboração da Direção-Geral da Educação, o programa Escolas Ubuntu “procura contribuir para o desenvolvimento de competências socio-emocionais, em linha com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, procurando promover o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar, bem como formar cidadãos ativos”.

Baseado na ética do cuidado, “cada um é convidado a considerar-se responsável por cuidar de si, dos outros e do planeta”. Os pilares que fundamentam o método Ubuntu “visam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço”, competências que “são trabalhadas em grupo através do recurso a dinâmicas, visionamento de filmes e outras atividades que visam ainda privilegiar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo também o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras”.

COMENTÁRIOS