Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Encontro cívico com comunidade de emigrantes

Reconquista - 13/08/2022 - 9:00

Uma esplanada junto ao chafariz velho será o ponto de encontro para o Encontro Cívico em Alcains dedicado ao tema “Emigração”, na sua vertente antiga e contemporânea.

Partilhar:

Alma Azul junta testemunhos dos que regressam anualmente à terra natal

Uma esplanada junto ao chafariz velho será o ponto de encontro para o Encontro Cívico em Alcains, dia 15 de agosto, às 10H00, dedicado ao tema “Emigração”, na sua vertente antiga e contemporânea.

O evento, integrado na Feira do Livro em Alcains, promovida pela Alma Azul, conta com a participação dos emigrantes que em agosto regressam a Alcains e à Beira, para contar as suas histórias de fugas clandestinas e enraizamentos a um novo território, idioma e comportamentos sociais, até porque “as motivações da emigração em Portugal são múltiplas desde a guerra colonial, à procura de trabalho melhor remunerado”.

Mas os emigrantes dos anos 60 do século XX são diferente da geração atual, “mais qualificada, a exercer enfermagem e outros serviços públicos em países mais desenvolvidos, capazes de aproveitar os jovens recém-licenciados que Portugal formou no ensino público e que devido às condições precárias de emprego e salário no seu país, procuram a emigração através de uma cada vez mais mobilidade de trabalho, especialmente no espaço europeu”. São estes jovens que a Alma Azul procura que deem o seu testemunho, sendo este um tema caro à produtora cultural que criou o projeto “Em Nome da Beira”, em tributo aos emigrantes, sendo disso exemplo Manuel Geada, emigrante em França durante décadas e já a gozar a sua reforma em Alcains, ou Helena Santos e família, que vivem ainda na Austrália.

COMENTÁRIOS