Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Festa das papas começou a tirar o milho

José Furtado - 21/07/2018 - 9:16

 VÍDEO  Festa é este sábado mas começou uma semana antes com música e dança pelas ruas da vila.

Partilhar:

Ronda pela vila terminou no Lar Major Rato. Foto José Furtado/ Reconquista

Os caldeiros só vão ser colocados ao lume na tarde de sábado mas a festa das papas já começou a aquecer.

A ARCA- Associação Recreativa e Cultural de Alcains saiu à rua com as concertinas, vestida de trajes tradicionais e com coreografia no pé.

Pelo segundo ano foi recriada a moda de tirar o milho, uma tradição que estava perdida e que foi retomada com algumas mudanças.

Antigamente pedia-se não só o milho mas também outros alimentos “e as oferendas eram usadas para ajudar a pagar a despesa”, conta Andreza Teixeira, a presidente da ARCA.

Hoje já não é necessário, desde logo por que o carolo do qual se fazem as papas é oferecido pela Lusitana.

O tirar o milho é por isso um convite para que a população assista às papas, aproveitando também para recolher alguns donativos.

O largo de Santo António é o epicentro desta celebração, que começa esta sexta-feira, a partir das 22H00, com o Grupo de Fados de Alcains, formado por Helena Silva e Manuel Pereira nas vozes, Félix Rafael na guitarra portuguesa e João Preto na viola de fado. Mas noite dentro, a animação está a cargo do grupo musical Geração Plus.

No dia seguinte, o ponto alto dos festejos é mesmo a partir das 17H30, com a preparação e degustação das papas de carolo.

Mas durante o dia há mercado de artesanato, quermesse e diversão para os mais novos.

Quanto à música, às 18H30 atua o Rancho Folclórico de Escalos de Cima, estando reservado para a noite os concertos da Estudantina Académica de Castelo Branco, do Duo Evolution e, noite dentro, do DJ Dogs Crew.

Para a ARCA o estender da festa por dois dias foi uma aposta ganha.

“A festa começava e acaba naquele instante. Agora começamos na véspera e depois da papas podem continuar o convívio. As pessoas já estão a preparar-se para vir com a família e dizem-nos isso nas redes sociais. O nosso grupo é muito unido e a ARCA, o grupo de concertinas e os sócios colaboram todos. Alguns até entraram de férias para poderem estar connosco”, diz a presidente da associação.

O tirar o milho começou junto ao mercado municipal e regressou a esta zona depois de percorrer parte da vila. A festa terminou com uma visita ao Lar Major Rato, onde os idosos e funcionários receberam a ARCA em clima de festa.

 

 

COMENTÁRIOS