Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Leituras do livro de Maria Manuel Viana em Santa Apolónia

Reconquista - 02/09/2021 - 9:00

“As evidências nocturnas” é o nome do último livro de Maria Manuel Viana e vai ter Leituras de Apresentação na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains.

Partilhar:

Maria Manuel Viana fez parte do seu percurso em Castelo Branco

“As evidências nocturnas” é o nome do último livro de Maria Manuel Viana (abril de 2021), que tem chancela da editora Teodolito e vai ter Leituras de Apresentação domingo, dia 5 de setembro, às 9H00, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, uma iniciativa integrada na Feira do Livro que a Alma Azul promove, até dia 12 de setembro. Programa integrado no evento “Do verão ao outono – Alma Azul em Alcains”, que assinala os 50 anos de elevação a vila (1971-2021) e que decorre até dia 12 de novembro.

A produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, convidou vários amigos e leitores de Maria Manuel Viana a emprestarem a sua voz na leitura de um fragmento do livro “As evidências nocturnas”.

Maria Manuel Viana nasceu na Figueira da Foz, em 1955. Licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi durante 35 anos professora do ensino secundário, 20 dos quais na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, cidade onde também foi vereadora da Cultura e coordenadora do Gabinete para a Igualdade de Género. Atualmente dedica-se à tradução e à escrita.

Nas notas finais do livro a autora confessa: “Ao longo dos últimos anos, jurei que nunca mais escreveria um livro, que só traduziria os dos escritores que amo. Contos, sim, narrativas curtas, algumas das quais integram este romance, com pequenas e grandes alterações, como os textos que fiz para o ‘Book of Refugees’ ‘Bode Inspiratório’ e a ‘Egoísta’”.

Da sua autoria contam-se os títulos “A paixão de Ana B.” (Alma Azul), “A dupla vida de Maria João” e “Damas, ases e valetes”, que contou com a participação de Ana Benavente (Teorema), “O verão de todos os silêncios” (Planeta) e “Teoria dos limites” (Teodolito). Um exemplar deste último trabalho, autografado pela autora, faz parte do espólio da Biblioteca Comunitária, uma associação cultural e filantrópica que está a ser criada em Alcains.

COMENTÁRIOS

rosàrio Duarte da Costa
à muito tempo atrás
Boa tarde!
Como eu lamento por vezes não viver em Portugal...
O magnífico lugar com vozes a exprimir a escrita da autora deve ser genial.
Boa ventura. Um abraço de Lyon.
-rdc-Lyon