Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Palestra sobre colonialismo português e guerra do Ultramar

Reconquista - 10/05/2024 - 8:00

No âmbito das comemorações dos 50 anos de democracia, decorreu em Alcains, uma palestra sobre o tema “Colonialismo português e a guerra do Ultramar”.

Partilhar:

Ruben Martins com seis ex-combatentes

No âmbito das comemorações dos 50 anos de democracia, decorreu em Alcains, dia 25 de abril, uma palestra sobre o tema “Colonialismo português e a guerra do Ultramar”, dinamizada pelo professor de História, Rúben Martins.

O orador começou por explicar o conceito de colonialismo e descreveu a sua evolução histórica na caminhada cultural portuguesa. Apresentou uma reflexão sobre a propaganda colonial durante o Estado Novo e realçou a sua importância que teve para o governo de António de Oliveira Salazar.

 

No referente à guerra do Ultramar, explicitou as origens dos movimentos de libertação em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, que começaram a lutar pela independência das antigas colónias portuguesas em África. Este conflito teve início em 1961 e perdurou até 1974. Este conflito militar mobilizou mais de 800 mil soldados portugueses, vitimou cerca de 10 mil militares e causou a morte a mais de 100 mil civis.

Neste contexto, Rúben Martins revelou que participaram centenas de alcainenses na defesa do Ultramar e que terão morrido, pelo menos, cinco combatentes da vila. Nesse sentido, foi feita uma sentida homenagem aos soldados mortos na guerra e também aos combatentes que estiveram presentes na palestra.

O evento contou com a presença da presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, de seis combatentes e cerca de 50 participantes, a quem foram entregues cravos para assinalar a efeméride do 25 de Abril.

COMENTÁRIOS