Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Pré-escolar experimenta o Erasmus+

Lídia Barata - 21/03/2019 - 8:00

O projeto “Come on Kids, the nature waits for us!” levou um grupo do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira até à Macedónia.

 

Partilhar:

Os parceiros do projeto na Macedónia

O projeto “Come on Kids, the nature waits for us!”, direcionado para a educação pré-escolar e que pretende sensibilizar para as questões ambientais e melhorar a relação do ser humano com a natureza, levou um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira até à Macedónia para conhecer, no local, práticas inovadoras nesta área.

Os parceiros deste projeto, nomeadamente a Turquia, país coordenador, Estónia, Macedónia, Portugal e Roménia, apostaram na educação pré-escolar, envolvendo crianças, famílias e respetivas comunidades.

Durante os dias da visita, os parceiros macedónios mostraram-se profissionais competentes, apresentando e partilhando o trabalho que desenvolvem com as suas crianças, no jardim-de-infância e com a comunidade.

A agenda de trabalho promoveu o conhecimento da educação pré-escolar em ambiente citadino, na capital do país, Skopje, e em ambiente rural, na cidade de Vevchani. Todos os grupos - Portugal, Estónia, Roménia e Turquia – tiveram, ainda, oportunidade de visitar em Skopje, o Museu de Ciência Natural, o Museu de Arqueologia, a Faculdade de Agricultura e uma Escola Primária. Fora da capital, a viagem que terminou na cidade e lago de Ohrid proporcionou a observação da paisagem natural da montanha nevada, fauna e flora, a realização de passeios na natureza. Em suma, aprender sobre o passado e o presente da recente denominada República da Macedónia do Norte, a sua história e a sua cultura, nos diferentes domínios.

Desta semana de trabalho, o grupo composto pelas educadoras Cristina Barata, Arminda Dias, Maria do Céu Barata e pelo professor José Duarte relembram com especial carinho o ambiente educativo harmonioso, cheio de cor, musica e materiais naturais trabalhados com muita imaginação e intencionalidade pedagógica. Os workshops preparados para os visitantes foram diversificados, envolvendo adultos e, em alguns casos, as crianças, num abraço de saber partilhado que ultrapassa fronteiras.

Este projeto iniciou-se no ano letivo 2017/2018 e está quase a terminar. Em junho será feita a avaliação final do trabalho desenvolvido ao longo de dois anos nestes cinco países.

COMENTÁRIOS