Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Semana do Agrupamento

Lídia Barata - 14/06/2017 - 8:00

Teatro, música, pintura, desporto, dança, poesia foram alguns dos ingredientes que dão corpo à IX Semana do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, que coincide com as comemorações dos 30 anos da instituição. 

Partilhar:

A diretora com alguns dos mentores da escola e sua continuidade

Teatro, música, pintura, desporto, dança, poesia foram alguns dos ingredientes que dão corpo, de 9 a 16 de junho, à IX Semana do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira. Este ano o evento coincide com as comemorações dos 30 anos da Escola Básica e Secundária de Alcains.

Na sessão de abertura, que teve lugar no auditório da escola sede, dia 9 de junho, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e o presidente da Assembleia Municipal, Valter Lemos que recordou, a intervenção feita nesta instituição, enquanto secretário de Estado da Educação. Na sua intervenção, a diretora do Agrupamento, Rosa Caetano, sublinhou que esta cerimónia "celebra a história da instituição: o seu passado e presente, assumindo a sua projeção no futuro".

Lembrou que esta história "está cimentada no edifício, que completou, em 2016, 30 anos. No entanto, embora se tenha mantido a estrutura inicial, o edifício não é o mesmo de há 30 anos", uma vez que foi requalificado em 2011, acolhendo espaços "privilegiados para o desenvolvimento das aprendizagens e da formação pessoal e social dos jovens, assim como permitiram ao pessoal docente e não docente exercerem as suas funções num local com todas as condições de trabalho". Um edifício elogiado até pelas delegações da comunidade europeia, quando o visitam no âmbito do projeto Erasmus.

Esta obra, como foi reiterado por Rosa Caetano, ficou ao dever-se ao apoio do então secretário de Estado da Educação Valter Lemos, do então presidente da Câmara Joaquim Morão, e do atual, Luís Correia, que "mantém vivo o sonho, ajudando na manutenção destes espaços, o que não se revela tarefa fácil", mas "contribui também nos projetos pedagógicos apresentados pelo Agrupamento, sendo esta semana disso exemplo, tal como o Projeto + e o programa de combate ao insucesso, do pré-escolar ao secundário em todas as escolas do concelho". A diretora deixa ainda a sua homenagem a todos quantos fizeram este caminho de três décadas. A cerimónia prestou ainda homenagem aos jubilados, pois "quando se é professor, nunca se deixa de ser professor", fazendo, por isso, "parte desta grande família que se encontra unida em prol da educação".

No dia 12 de junho as atividades concentraram-se em São Vicente da Beira, no dia 13 em Lardosa e Escalos de Cima e, no dia 14 de junho, em Tinalhas e Póvoa de Rio de Moinhos. Mas a semana encerra sexta-feira, dia 16, às 18H00, no largo de Santo António em Alcains, com uma demonstração de atividades para toda a comunidade. 

COMENTÁRIOS