Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Sessão dedicada a D. Sebastião e à batalha de Alcácer Quibir

Reconquista - 05/08/2021 - 8:00

A Alma Azul promove domingo, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, a segunda sessão da iniciativa “Mitos da História de Portugal”, dedicada a D. Sebastião e a Batalha de Alcácer-Quibir.

Partilhar:

D. Sebastião é um dos mitos mais relevantes da história de Portugal

A Alma Azul promove domingo, dia 8 de agosto, às 9H00, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, a segunda sessão da iniciativa “Mitos da História de Portugal”, dedicada a D. Sebastião e a Batalha de Alcácer-Quibir, ocorrida a 4 de agosto de 1578.

Segundo a editora e produtora cultural, o “sebastianismo” é um dos maiores mitos da História de Portugal, tendo marcado o imaginário dos portugueses durante vários séculos. A morte do jovem D. Sebastião, na batalha de Alcácer-Quibir, em Marrocos, em que além do português também pereceram o Xerife Mulei Mahamet e Mulei Moluco, razão porque é também conhecida como a Batalha dos Três Reis, foi uma tragédia para o país. Como consequência, Portugal perdeu a sua independência entre 1580 e 1640, tendo sido restaurada no dia 1 de dezembro, data que ainda se comemora com um feriado nacional.

É sobre este rei que morre sem deixar descendência, depois de uma expedição suicida motivada por um sonho de grandeza e de expansão, e das profecias de Bandarra que mantém a esperança no regresso do rei, numa manhã de nevoeiro, que se vai construindo o mito sebastianista e a de um Quinto Império, que o Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva desenvolveram literariamente.

Esta conversa informal, aberta a todos os interessados, contará com a participação de um convidado especial, o historiador alcainense Rúben Martins, de 29 anos, licenciado em História, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ensino da História, disciplina de que é professor, no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa.

Todos os interessados se devem inscrever previamente por uma questão de organização logística, pois serão cumpridas todas as normas dos serviços de saúde pública, sendo ainda o uso de máscara obrigatório.

COMENTÁRIOS