Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alma Azul: Passeios promovem autores ligados ao território

Reconquista - 07/05/2021 - 17:00

Castelo Branco, Covilhã e Cimbra são os destinas escolhidos para a realização de Passeios Literários, motivados cada um deles, por autores que marcaram estes territórios.

Partilhar:

Passeios vão passar por Castelo Branco, Covilhã e Coimbra

Castelo Branco, Covilhã e Cimbra são os destinas escolhidos para a realização de Passeios Literários, motivados cada um deles, por autores que marcaram estes territórios. Promovidos pela Alma Azul, o primeiro está agendado para o dia 16 de maio, entre as 9H00 e as 11H00, em Coimbra, dedicado a Mário de Sá-Carneiro, Carlos de Oliveira e Eugénio de Andrade.

Neste primeiro Passeio Literário Alma Azul, todos os naturais do concelho de Castelo Branco participam gratuitamente, “num incentivo à proximidade entre os territórios”. Até porque os passeios terão depois como cenário Castelo Branco e Covilhã.

O Percurso prevê-se que tenha início no Convento de São Francisco, siga pela Ponte Pedonal de Pedro e Inês, onde será lembrando Carlos de Oliveira, através das palavas do amigo Eugénio de Andrade, seja feita uma passagem pelo Hotel Avenida, onde esteve alojado Mário de Sá-Carneiro, enquanto viveu em Coimbra, e continuará pelo Quebra Costas até à Alta e à casa onde residiu Carlos de Oliveira.

Mário de Sá-Carneiro nasceu a 19 de maio de 1890 e inscreveu-se em Direito, na Universidade de Coimbra; curso que abandonou ao fim de poucos meses. Já Carlos de Oliveira nasceu em Belém do Pará, no Brasil; em 1921, mas foio em Coimbra que frequentou o Liceu D. João III (atual Escola Secundária José Falcão) e a Universidade de Coimbra onde se licenciou. Nos anos 40 do Século XX conviveu e foi amigo de Eugénio de Andrade (natural de Póvoa da Atalaia, no Fundão) e Eduardo Lourenço (de Almeida, distrito da Guarda).

Em preparação estão também os Passeios com História, que se realizarão a partir de 2022 em toda a Região Centro.

COMENTÁRIOS