Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Almaraz: Inspetores espanhóis alertam para falhas de segurança

Reconquista - 04/02/2016 - 8:01

Inspetores avisam que não há garantias de que a refrigeração “possa atuar adequadamente". PAN e Verdes questionaram o Governo.

Partilhar:

A central é a mais antiga de Espanha e tem sido notícia por problemas relacionados com a segurança. Foto DR

Os inspetores do Conselho de Segurança Nuclear de Espanha alertaram para falhas no sistema de refrigeração de serviços essenciais na central de Almaraz, a mais antiga a funcionar naquele país e que fica situada a cerca de 100 quilómetros de Castelo Branco.

Segundo o diário espanhol “El País” cinco inspetores assinaram uma nota na qual assinalam não existirem "suficientes garantias de que exista uma expectativa razoável” de que o sistema de refrigeração básico para impedir acidentes “possa atuar adequadamente devido a falhas detetadas nos motores que fazem funcionar as bombas de água de serviços essenciais”.

Em Portugal a notícia já levou os Verdes e o PAN a questionarem as autoridades portuguesas.

A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo sobre que esclarecimentos e outras diligências tomou junto do Governo espanhol e se manifestou “uma firme vontade, a Espanha, de garantir segurança do nosso território e da forma como a central de Almaraz representa uma ameaça a esse objetivo”.

Os Verdes querem ainda saber que informações regulares tem o Governo Espanhol prestado ao Governo português sobre as condições de funcionamento da central de Almaraz e se Portugal defende o encerramento da central.

O PAN- Pessoas – Animais – Natureza enviou um conjunto de questões à Agência Portuguesa do Ambiente sobre a situação da central nuclear espanhola.

Para o PAN o conteúdo do relatório do Conselho de Segurança Nuclear contraria a Agência Portuguesa do Ambiente “que publicamente referiu que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz se encontra em condições de segurança”.

O PAN pretende saber “se a APA tem na sua posse o relatório do Conselho de Segurança Nuclear Espanhol que confirma a segurança da exploração nuclear em Almaraz” e se o pretende divulgar publicamente.

O partido que está representado na Assembleia da República apresentou a 21 de janeiro um projeto de resolução que recomenda a intervenção do governo português junto do governo espanhol para o encerramento desta central.

COMENTÁRIOS