Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Amigos das famílias: Municípios do distrito recebem bandeiras verdes

Reconquista - 10/02/2023 - 11:27

Os município de Oleiros, Vila de Rei e Fundão receberam recentemente as bandeiras verdes de “Autarquia mais Familiarmente Responsável”.

Partilhar:

Oleiros é um dos concelhos premiados. Foto CMO

Os município de Oleiros, Vila de Rei e Fundão receberam recentemente as bandeiras verdes de “Autarquia mais Familiarmente Responsável”, atribuídas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Vila de Rei é o único concelho do distrito premiados com esta bandeira desde a sua criação, somando assim 14 reconhecimentos para as suas iniciativas de promoção da família.

Ricardo Aires, o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, refere em comunicado que o concelho tem implementado ano após ano medidas de âmbito social “que apoiam e beneficiam as famílias do nosso concelho” e que contribuem “para a fixação de pessoas e consequente dinamização da economia local”. Entre essas medidas estão apoios ao nascimento, casamento ou fertilização in-vitro; o pagamento de livros, bolsas de estudo e refeições escolares e até o apoio para a deslocação aos hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Oleiros renovou a bandeira que obteve pela primeira vez em 2022. Em comunicado, o vereador Paulo Urbano afirma que esta renovação “prova que o município está no caminho certo neste domínio do apoio social”. Neste concelho são atribuídas bolsas de estudo, um apoio de cinco mil euros à fixação de residência, ao nascimento e à primeira infância; ajuda na compra de medicamentos ou a aplicação automática da tarifa social da água.

O Fundão obteve a sua 12.ª bandeira com medidas como o apoio a mais de 600 famílias na compra de medicamentos e de outras tantas com alimentos. Quase três mil famílias tiveram ainda acesso a uma linha de apoio psicológico e mais de 500 ao cartão social municipal. A tarifa social de água chegou a 362 famílias do concelho fundanense, de acordo com o município.

COMENTÁRIOS