Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Aos 90 anos lança poemas de uma vida

Reconquista - 09/11/2023 - 8:28

Maria Cabaça Leitão Barreto, 90 anos, apresentou, no passado domingo, em Malpica do Tejo, sua terra natal, o seu segundo livro de poesia, “Poemas da Minha Vida”.

Partilhar:

A autora, aluna da Usalbi, fez a apresentação do livro na sua terra

Maria Cabaça Leitão Barreto apresentou, no passado domingo, em Malpica do Tejo, sua terra natal, o seu segundo livro de poesia, “Poemas da Minha Vida”. Numa sessão, presidida por Jorge Diogo, presidente da freguesia, e realizada na Feira da Azeitona, a jovem de 90 anos, natural de Malpica do Tejo, aluna da Universidade Sénior Albicastrense (Usalbi), onde há 14 anos frequenta a disciplina de Poetas e Escritores, ministrada por Maria de Lurdes Gouveia Barata, apresentou o seu segundo trabalho literário.
O livro que teve o apoio da Universidade Sénior Albicastrense (Usalbi) foi elogiado por Arnaldo Brás, presidente da Associação Amato Lusitano e diretor daquela academia que tem perto de mil alunos. Aquele responsável sublinhou o papel importante da Usalbi tem no concelho, através das suas diversas atividades. A importância das academias seniores e, em particular da Usalbi, foi também realçado pelo editor do livro, João Carrega, para quem a publicação da obra “significa que não há impossíveis. Maria Cabaça Barreto demonstrou isso a todos nós. Aprendeu a ler a escrever já tarde, e quando chegou o momento inscreveu-se na Usalbi. Já vai no seu segundo livro!”.
Maria de Lurdes Barata, que escreveu o prefácio e apresentou a obra, explica que “este é um livro de poemas que falam da sua vida (da autora), sobretudo vivências passadas, que a escrita não vai deixar esquecer”.
O livro “está dividido em três partes: «O Campo e o Trabalho», «Afetos», «Tempo(s) e Vida». Por esta divisão vislumbra-se um percurso: o trabalho no campo, que foi o seu, os afetos, por vários apegos experimentados ao longo do seu ato de viver, e a última parte «Tempo(s) e Vida», pressupondo no plural uma mudança, algumas épocas, experimentadas ao longo da sua existência”, justifica Maria de Lurdes Barata.
O presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, Jorge Diogo, encerrou a sessão, desafiando a autora a escrever um terceiro livro.
A obra tem a chancela da RVJ Editores.

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
QUE BELEZA!
E aos 90 anos!