Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Apelo à vacinação. Ainda vai a tempo!

Sofia Valada - 04/01/2024 - 10:09

Na farmácia, se tem 60 ou mais anos, apresente o cartão de cidadão e vacine-se, sem custos, contra a gripe e a COVID-19.

Partilhar:

Na farmácia, se tem 60 ou mais anos, apresente o cartão de cidadão e vacine-se, sem custos, contra a gripe e a COVID-19. 
Está a decorrer no país a campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19, que permite a quem tem 60 ou mais anos ser vacinado, de forma gratuita e sem receita médica, numa das 2.500 farmácias aderentes. Pode informar-se sobre a lista de farmácias envolvidas ou perguntar na sua farmácia habitual ou mais próxima.
A vacinação tanto contra a gripe como contra a COVID-19 não é obrigatória, mas é altamente recomendada. Principalmente numa altura em que frio se faz sentir e os vírus, em especial o vírus Influenza, estão em circulação. A gripe é precisamente uma infeção aguda do sistema respiratório provocada por este vírus. A COVID-19 é provocada pelo SARS-CoV-2, que causou muito recentemente uma pandemia, matou milhares de pessoas em todo o mundo e obrigou-nos a mudar todos os hábitos de vida em sociedade. Isto antes da comunidade científica ter descoberto a vacina contra a COVID-19.  As vacinas são uma ferramenta poderosa, segura e eficaz na prevenção das doenças infeciosas e é por isso que deve confiar no seu farmacêutico e aderir à vacinação. 
As vacinas contra gripe e contra a COVID-19 têm o objetivo de reduzir do risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção. A Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024 é, por isso, uma oportunidade única que não deve perder e, em especial, se é um doente de risco (se tem diabetes, comorbilidades, doença cardíaca, doenças respiratórias ou doenças autoimunes). Lembre-se que, felizmente, em Portugal temos acesso à vacinação, mas existem diversas zonas do mundo onde tal não acontece!
Neste arranque do Ano Novo deixo-lhe o meu apelo: proteja-se, vacine-se! 
No caso das vacinas da gripe e da COVID-19, a administração pode ser simultânea, não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo. Pode, no entanto, optar por lhe ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.
Terá apenas de apresentar o Cartão do Cidadão, ao balcão da farmácia aderente.
Vacine-se, pela sua saúde e pela saúde de quem o rodeia. 

*Farmacêutica e Diretora Técnica 
• Farmácia Serrasqueiro Cabral

COMENTÁRIOS