Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Aptiv com nova tabela salarial

João Carrega - 31/03/2023 - 18:26

A nova tabela salarial que entra em vigor na Aptiv, a 1 de abril, já mereceu o acordo do Sindicato Nacional da Indústria e da Energia e prevê um aumento de 55 euros.

Partilhar:

A Aptiv emprega cerca de 1400 trabalhadores. | Foto: André Antunes

O Sindicato Nacional da Indústria e da Energia (Sindel) acaba de anunciar ter dado o seu acordo para a atualização da tabela salarial do Setor Elétrico e Eletrónico, negociado com a ANIMEE - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico, de que faz parte a Aptiv – uma das maiores fábricas empregadoras da região centro com cerca de 1400 postos de trabalho.

Francisco Matias, dirigente daquele sindicato e da UGT Castelo Branco, explica ao Reconquista que “a tabela salarial prevê um aumento de 55 euros, sendo o valor final arredondado ao euro superior, do grau 11 até ao grau 4 inclusive; e de 5,5% do grau 3 ao grau 03”. Foi ainda atualizado o subsídio de refeição para 6,70 euros e o Prémio de Antiguidade para 36,92 euros.

Aquele responsável refere que este “não é o resultado ideal, mas esperamos melhorias na revisão do clausulado. Já para maio ficou definido começar-se uma nova ronda de negociações com o fim da entrada da nova legislação resultante da concertação social e também a revisão de categorias. Nesse sentido, o Sindel tem já em andamento a preocupação de introduzir algumas melhorias para os trabalhadores no contrato coletivo”.

Francisco Matias adianta que o acordo agora negociado terá efeitos a 1 de abril. O dirigente do Sindel e da UGT Castelo Branco revela que “as negociações não foram fáceis e estenderam-se por várias reuniões durante o mês de março. Finalmente conseguiu-se um entendimento o qual já foi comunicado a todos os dirigentes e delegados sindicais de todo o País. Houve a preocupação para que o grau 8 - que representa mais de 75% dos trabalhadores da produção de todo o país - tivesse algum incremento para que seja recompensado o seu trabalho e não seja absorvido pelos graus mais baixos que são os de novos trabalhadores nos primeiros anos de entrada nas empresas”.

Há 35 anos instalada em Castelo Branco, a Aptiv é um dos maiores empregadores do distrito, funcionando em três unidades (a fábrica original, agora propriedade do grupo; nas antigas instalações da fábrica Hormigo, hoje propriedade da autarquia de Castelo Branco; e na antiga fábrica de Fernando Miguel), produzindo componentes (cablagens) para a Ferrari e Maserati, Jonh Deere e para o projeto INEOS Granadier.

COMENTÁRIOS

Tatiana Stupu
No ano passado
Salário de m...tenho 9 anos de empresa e Salário de 800 euro,mais 40 euro do que o minimo
Miquelina Inês gaspar
No ano passado
Como faz para trabalhar na Aptiv ?
Nelson Santos
No ano passado
Já trabalho na referida empresa há mais de 25 anos , e não faço a mínima ideia , do que é o Prémio de Antiguidade . Talvez a culpa seja minha , mas tenho a certeza que não sou o único . Para ajudar a entender esta prémio peço a ajuda a todos os que tenham o dito que me clarifiquem . Bem-haja .
Bruno Barbosa
Mês passado
Empresa de M...tudo ficção científica...precisam de mão de obra o c...despediram me por extinção do posto de trabalho no projeto INEOS...Tudo treta