Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Aqua Narrabilis: Narrar para Aprender

- 18/02/2016 - 8:00

A Biblioteca Escolar Afonso de Paiva associou-se ao projeto "Aqua Narrabilis", criado em outubro de 2014, no âmbito do Programa Erasmus +,  por iniciativa da Comissão Europeia, com seis parceiros entre os quais o IPCB. 

 

Partilhar:

A Biblioteca Escolar Afonso de Paiva associou-se ao projeto "Aqua Narrabilis", criado em outubro de 2014, no âmbito do Programa Erasmus +,  por iniciativa da Comissão Europeia, com seis parceiros de cinco países, nomeadamente  Áustria, Polónia, Chipre, Bulgária e Portugal (onde o parceiro é o Instituto Politécnico de Castelo Branco).

Esta iniciativa pretende "utilizar e desenvolver a capacidade de descrever as coisas e eventos e contar histórias, na promoção de habilidades narrativas", neste caso sobre  o tema da água, procurando-se igualmente "promover uma cidadania ativa e uma participação democrática em crianças dos seis aos 10 anos, recorrendo a diferentes métodos para contar histórias, baseados em livros e textos sobre a importância da água".

A leitura de livros em voz alta, apresentações de livros ilustrados (Story Book Theatre), Kamishibai, dramatização de conteúdos do livro, fantoches ou sombras chinesas são algumas das técnicas com valor educativo que contribuem para ampliar habilidades narrativas.

“O dia da sereia”, de José Jorge Letria com ilustrações de André Letria, foi o escolhido para narrar aos alunos e a apresentação das ilustrações foi a técnica selecionada. "A partir desta leitura foram muitas as sensações que os alunos da turma 4AP experienciaram ao som das ondas do mar. O final? Esse foi uma surpresa, já que foram os próprios alunos que o apresentaram, em desenhos realizados e que, em sala de aula, completaram com texto", refere o comunicado. 

COMENTÁRIOS