Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Arbitragem: NAFA abre um novo ciclo

Artur Jorge - 07/11/2019 - 8:30

O Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrenses tem uma nova equipa dirigente. A normalização das relações com a AFCB e o CA foi o primeiro passo dado.

Partilhar:

A nova equipa dirigente do Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrense

Hugo Ribeiro, 25 anos, oito dos quais dedicados à causa, é o novo presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrenses (NAFA). Está, assim, viabilizada uma solução diretiva para esta agremiação de setor, depois dos delicados tempos vividos ultimamente e que culminaram com um processo disciplinar instaurado pela Associação de Futebol de Castelo Branco e a demissão de David Veríssimo, anterior presidente.

A nova equipa dirigente foi empossada no final da última semana. Ao lado de Hugo Ribeiro estão Paulo Afonso (Fundão), João Batista (Covilhã), vices para o futebol e futsal, respetivamente, o secretário Hélio Tavares, e ainda Bruno Duarte (Covilhã), Tiago Figueiredo (Belmonte) e André Nunes (Sertã). João Crespo está também no staff. Já José Gonçalves e Carlos Xistra presidem à assembleia geral e ao conselho fiscal.

“Uma equipa multidisciplinar, com um misto de experiência e irreverência da juventude” caracteriza-a Hugo Ribeiro, que destaca a distribuição territorial dos elementos. “Antigamente existiam três núcleos: Castelo Branco, Covilhã e Sertã. Perdiam expressão. Uniram-se para terem mais força”, explica.

O passado recente é… passado. “Durante o processo de suspensão de João Crespo sempre estive do lado da arbitragem”, advoga Hugo Ribeiro. Foi aquele processo que acabou por desencadear o extremar de posições, até ao processo disciplinar ao NAFA. O novo presidente prossegue: “Na altura contactei Luciano Gonçalves (APAF) para vir a Castelo Branco falar com Manuel Candeias (AFCB) e encontrar uma ponte de entendimento para sanar o conflito que se criou. Quando a situação serenou, comuniquei ao David Veríssimo que o assunto estava resolvido. Mas ele falou em avançar para a greve. Aí afastei-me”.

Entre as eleições (27 de setembro) e a tomada de posse (31 de outubro), Hugo Ribeiro encetou contactos. E reuniu com os presidentes da Associação de Futebol e do Conselho de Arbitragem. “Queremos trabalhar em sintonia. Só assim faz sentido”. O líder diretivo do NAFA insiste na ideia que o machado de guerra foi encerrado e que do lado do organismo associativo encontrou a mesma abertura.

Um dos pontos-chave da estratégia do NAFA passará pela captação de jovens para a arbitragem. “A quantidade de árbitros está a diminuir e, consequentemente, a qualidade também. Sentimos isso. E queremos intervir. Há árbitros que nos garantiam o campeonato distrital que estão em fim de carreira. É urgente captar novos valores”. De que maneira? “Fazendo sensibilização nas escolas e replicando algumas coisas boas que estão a ser feitas noutras zonas do país. Estabelecer parcerias, criar uma bolsa de equipamentos para apetrechar os mais novos, fazer um acompanhamento de proximidade. Intervir nas redes sociais”.

O facto de a direção contar com elementos em cada centro de treino distrital (Castelo Branco, Covilhã e Sertã) permite, por outro lado, “fazer um trabalho de proximidade e ter feedback do que aconteceu em todos as partes do distrito durante o fim-de-semana”.

O NAFA vai ainda “reativar o jantar anual de homenagem a uma pessoa querida da arbitragem”.

COMENTÁRIOS