Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Armindo Jacinto lança desafio em Londres pelo mundo rural

Reconquista - 17/11/2022 - 16:55

Espaços de oportunidade, inovação e desenvolvimento sustentável importantes no combate às alterações climáticas.

Partilhar:

Foto cedida pela CMIN

Idanha-a-Nova esteve recentemente representada entre as estratégias territoriais inovadoras no evento City Nation Place Global que decorreu em Londres.

A comunicação foi efetuada pelo município raiano, explicando que nos passados dias 9 e 10, a convite da organização, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, apresentou o seu concelho e o chamado «Mundo Rural» “como espaços de oportunidade, inovação e desenvolvimento sustentável”.

Perante uma plateia internacional, o autarca idanhense defendeu que “os territórios da ruralidade como Idanha, de baixa densidade populacional e com uma vasta área geográfica, são importantes no combate às alterações climáticas e na descarbonização do planeta”.

“Vamos cuidar destes territórios no Mundo” foi o repto que Armindo Jacinto deixou na capital inglesa aos representantes de localidades e países de todo o Mundo, como realça uma nota de imprensa do município que dirige enviada no início desta semana às redações.

A presença de Idanha no evento City Nation Place Global “surge após o município ter sido distinguido em 2021 como uma das 20 melhores marcas territoriais do mundo, integrando o «Hall of Fame» da organização”, esclarece a mesma informação, acrescentando que “já antes, em 2018, Idanha tinha surpreendido o mundo ao conquistar a única Menção Honrosa no prémio «Marca Territorial do Ano» com a estratégia «Recomeçar em Idanha» entre mais de 100 países e cidades a concurso”.

Essa estratégia, lembra agora a autarquia, foi criada precisamente “para responder a um problema que afeta a maioria dos territórios do interior, que é o êxodo rural para os grandes centros urbanos”.

E o caminho está a valer a pena, porque “os resultados estão a ser positivos e podem ser medidos na captação de investimento e na fixação e atração de população, visto que os números oficiais revelam um saldo migratório positivo e um acréscimo de novas empresas a cada ano”, conclui a câmara idanhense.

Assim sendo, o município raiano encara a participação neste evento internacional como “um reconhecimento para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. É também uma oportunidade para demonstrar que o «Mundo Rural» pode ser um espaço moderno e inovador, capaz de atrair famílias e empresas”.

COMENTÁRIOS