Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Artes e Ofícios: Junta está a requalificar o Museu em Alcains

Lídia Barata - 04/04/2023 - 8:00

O Museu de Artes e Ofícios está a ser requalificado para ganhar a dignidade que merece e receber mais visitantes.

Partilhar:

A colocação de uma pérgula na claraboia permite proteger o interior da entrada direta do sol

A Junta de Freguesia de Alcains está a intervencionar o Museu de Artes e Ofícios, no sentido de manter a estrutura, o espólio que ali se encontra nas devidas condições e poder dotar de melhores condições o espaço para acolher com dignidade os visitantes.

Inaugurado em 2009, como a montra das ferramentas e os utensílios usados pelos antigos artífices da vila, este espaço veio a substituir o Museu do Canteiro, que ali nasceu, mas depois se instalou no recuperado solar Ulisses Parda, mas antes disso tinha sido sede da Associação dos Canteiros de Alcains.

Muitos alcainenses guardam na memória os tempos e os bailes que se realizavam naquele espaço, no largo do Rossio, onde se iniciaram muitos namoros, sob o olhar atento das mães.

 

Nas traseiras do edifício foi feito o varandim e uma porta nova no quintal

 

Todas as peças que integram o espólio do Museu de Artes e Ofícios, foram doadas pela população, fazendo por isso parte da memória coletiva da vila. O agricultor, o sapateiro, o ferreiro, o carpinteiro, o alfaiate, a modista, o chapeleiro, o queijeiro são algumas das profissões ali representadas, através dos utensílios que cada uma delas requeria para o seu exercício, além de quadros que marcam a vivência popular dos alcainenses, incluindo uma cozinha, um quarto e a extinta Filarmónica de Alcains. O percurso no interior é acompanhado de painéis que explicam e enquadram a importância de cada atividade na economia local.

Com o passar dos anos, algumas peças, e até mesmo as madeiras interiores do edifício, apresentam sinais de degradação, sobretudo porque a cobertura ostenta uma grande claraboia que, se por um lado permite que o espaço seja inundado de lua natural, por outro, a incidência do sol acelera a degradação de algumas peças.

Para tentar minimizar estes danos, o executivo liderado por Milena Santos, mandou colocar uma pérgula no teto que, pode ser corrida, evitando a entrada direta do sol, sendo aberto apenas quando necessária.

As madeiras vão ser limpas e tratadas, bem como o espólio exposto, procedendo-se, por fim, à reorganização do modo expositivo, tornando a visita ao espaço mais apelativa.

Na parte exterior traseira do edifício, foi limpo o quintal, colocada uma porta nova no acesso ao mesmo e foi concluído o varandim que faz a separação do edifício principal.

A forma como o Museu de Artes e Ofícios vai funcionar, em termos de visitas, será redefinida posteriormente, quando a intervenção de requalificação estiver completa, mas a Freguesia está apostada também na promoção daquele espaço de memórias, para que possa ser visitado ou revisitado.

COMENTÁRIOS