Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Atletismo: Belo apura-se para Tóquio com recorde no peso

Reconquista - 06/03/2021 - 14:33

Francisco Belo ficou a escassos três centímetros do bronze no europeu de atletismo de pista coberta.

Partilhar:

O atleta albicastrense Francisco Belo apurou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio ao alcançar os 21,28 metros no lançamento do peso nos Europeus de Pista Coberta, que decorrem até este domingo na Polónia.

Belo ficou em quarto lugar na prova e bateu um novo recorde nacional no lançamento do peso e logo no último ensaio na sexta-feira ficou a seis centímetros da qualificação direta.

Esta sexta-feira, depois de um nulo, alcançou os 21,28 metros e só não alcançou o bronze europeu por escassos três centímetros.

"Fica o tal sentimento, de alegria e tristeza. Alegre por bater o recorde nacional, com a qualificação para Tóquio, que são o corolário do trabalho feito ao longo dos anos e especialmente da preparação para este momento. Triste, porque, como em Glasgow, voltei a ficar em quarto lugar, ultrapassado pela mesma pessoa. Mas, uma vez mais, provou-se o que disse de manhã, lancei longe, mas eles lançaram mais!", referiu o atleta ao site da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

O concelho de Castelo Branco volta a ter um atleta na maior competição desportiva mundial depois de Ana Hormigo se ter destacado no judo nos jogos de Pequim em 2008.

O distrito está também representando nestes europeus por Samuel Barata.

O atleta da Bouça, na Covilhã, correu as meias-finais de 3000 metros terminando em sexto lugar, em 7.53,39 minutos, um recorde pessoal que o elevou a terceiro melhor português de sempre atrás de Rui Silva (7.39,44) e Luís Feiteira (7.50,94), diz a FPA.

No entanto não foi suficiente para ir à final, ficando em 13.º lugar.

“Estou contente com o resultado obtido. Trabalhei muito para chegar aqui e fazer um bom resultado, especialmente nas últimas duas semanas, para melhorar o meu recorde pessoal", afirmou o atleta.

A corrida foi também uma homenagem ao treinador Pedro Rocha, falecido no ano passado.

COMENTÁRIOS