Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: Economia e educação são prioridades para Lobo

Reconquista com Rádio Condestável - 02/07/2021 - 20:53

Atual presidente de Proença-a-Nova quer ainda aprofundar a relação com os concelhos da região para aproveitar as verbas do PRR.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

Em 2017 concorreu com o lema “Unidos construímos o futuro do nosso concelho”. Quatro anos depois, João Lobo repete a mensagem, acrescentando apenas a palavra “mais” no início da frase. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova apresentou a candidatura pelo Partido Socialista a um novo mandato, apostado na fixação de pessoas como uma das prioridades do seu programa. Nos últimos anos “temos desenvolvido condições de atração e fixação de empresas”, disse na apresentação, vincando no entanto que muito se deve ao esforço dos empresários. “São eles o motor essencial deste concelho”, afirmou.

O candidato lembrou que estão já adjudicados um milhão e duzentos mil euros em obras de expansão da segunda fase do Parque Empresarial de Proença-a-Nova ou da Área Empresarial da Sobreira Formosa, que será alvo de remodelação dos lotes que a autarquia detém, criando melhores condições para atrair empresas. João Lobo indica ainda a educação como outro setor essencial, comprometendo-se a “continuar o programa de incentivo ao estudo combatendo o insucesso escolar”, dinamizando programas com o Centro de Ciência Viva da Floresta. Depois de assumir competências na área da educação, diz que a ideia é “em articulação com as comunidades intermunicipais e com outros municípios, ter uma estratégia formativa ligada ao tecido empresarial”. Nesse objetivo entram as antigas instalações da serração Daniel Lourenço, que terá um espaço para formação. Foi ainda criado o Centro Qualifica em colaboração com a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal a funcionar na Casa das Associações.

“Evidentemente que queremos que os nossos jovens acedam ao ensino superior mas queremos que muitos dos que não acedem ao ensino superior tenham competências de excelência”, afirmou.

João Lobo, que é também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, quer ainda aprofundar a cooperação entre municípios, através de outras comunidades intermunicipais e de projetos como a recém-constituída área de intervenção no pinhal, que reúne 22 municípios do pinhal interior norte e sul e que vai agora tentar captar as verbas do Programa de Recuperação e Resiliência. São estas e outras ações que segundo João Lobo permitem pensar o concelho a longo prazo, muito para além daquela que vai ser a sua gestão.

O candidato socialista recorda ainda o trabalho feito no âmbito social e de resposta a uma população envelhecida, com medidas como a Universidade Sénior e o reforço dos benefícios para os portadores do Cartão Social Municipal. Uma das promessas passa pela dinamização de uma unidade móvel de apoio para dar resposta a necessidades na área da saúde ou obras de primeira necessidade. Na floresta destaca os projetos do Condomínio de Aldeia e as quatro Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, num total de 4700 hectares que vão ser apoiados durante 20 anos e que representam “uma inversão da atualidade”.

João Paulo Catarino, o seu antecessor na presidência da câmara, voltará a ser o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Proença-a-Nova. Para as juntas de freguesia concorrem Nuno Fernandes (Montes da Senhora, António Alberto Coelho (Sobreira Formosa /Alvito da Beira), Pedro Lopes (Proença-a-Nova e Peral) e Paulo Jorge Cardoso (S. Pedro do Esteval).

COMENTÁRIOS