Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: João Lobo (PS) apresenta-se em Proença-a-Nova

José Júlio Cruz - 17/05/2017 - 15:11

A continuidade do trabalho começado por João Paulo Catarino, que passa para a lista da Assembleia Municipal, é a meta de João Lobo. As pessoas e a economia são as prioridades.

Partilhar:

João Lobo, candidato do PS em Proença-a-Nova. FOTO JORNAL RECONQUISTA

João Lobo apresentou-se publicamente ao final da tarde do passado domingo, dia 14, como candidato do PS à Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A apresentação teve lugar num restaurante da zona industrial daquele concelho, onde marcaram presença diversas figuras distritais e nacionais daquele partido, entre algumas centenas de outros militantes, apoiantes e amigos.

No último ano, João Lobo, que está desde 2005 no executivo liderado por João Paulo Catarino, assumiu a liderança do concelho depois da saída deste para a Unidade de Missão para a Valorização do Interior criada pelo atual Governo socialista liderado por António Costa.

O candidato apresentou-se, por isso, com um capital de trabalho feito e não perdeu tempo em demonstrar toda a sua confiança no desafio que agora tem pela frente, atestando determinação em levar por diante um trabalho de continuidade face ao projeto iniciado há 12 anos naquele concelho. "É com um contínuo inconformismo que trabalhamos neste território cheio de potencialidades e é com orgulho que nos apresentamos como um território rural, que tem conseguido dar saltos evolutivos nesta ruralidade, sejam eles empresariais, ou tecnológicos como aqui tem acontecido com vários empreendedores que têm aqui encontrado soluções para os seus projetos", referiu.

Num discurso marcadamente virado para as pessoas, em articulação com o setor económico, João Lobo reiterou a intenção de tudo fazer para continuar a lutar de forma resiliente pela fixação de pessoas e criação de emprego. Nesse sentido fez questão de apresentar um conjunto de oito eixos que considera fundamentais para a implementação das políticas a desenvolver daqui em diante, caso seja eleito, juntamente com a sua equipa de vereadores.

Eixos esses onde depois se encaixam uma série de projetos, muitos deles agora revelados em áreas como a economia, a ação social, a saúde, a cultura, a cooperação, a diáspora, o desporto, a juventude, os transportes, o turismo ou a energia. Num concelho onde, como lembrou, 80% da área é floresta, não deixou de parte a agricultura e traçou também algumas metas a atingir em termos agroflorestais e agroalimentares.

Isto, sem perder de vista, como fez questão de frisar de forma transversal ao longo da sua intervenção, "uma gestão muito rigorosa ao nível dos recursos financeiros do concelho".

António Vitorino, Amândio Torres e Hortense Martins foram as figuras socialistas com responsabilidades regionais e nacionais que estiveram ao lado do candidato nesta apresentação, tendo destacado as qualidades do mesmo para o lugar para o qual se perfila. António Vitorino lembrou "todo o trabalho que aqui foi feito nos últimos mandatos, a que urge dar continuidade" e o facto de "a democracia ser uma relação de confiança entre políticos e eleitores, relação essa que é mais próxima, olhos nos olhos, quando de eleições autárquicas se trata".

Amândio Torres falou do desafio que as novas políticas florestais colocam para o futuro do concelho e Hortense Martins elogiou o valor do trabalho desenvolvido no concelho pelos autarcas socialistas em termos de serviços públicos.

Localmente, João Paulo Catarino será candidato à Assembleia Municipal, substituindo o até aqui presidente daquele órgão, Arnaldo Cruz. Ambos se mostraram unidos e em sintonia com a candidatura de João Lobo à presidência do município. Arnaldo Cruz apelou "à continuidade de um projeto político  de luta pelo desenvolvimento do concelho e desta região", enquanto João Paulo Catarino sublinhou que "o projeto que encetámos há 12 anos continua bem vivo", asseverando que "João Lobo é a pessoa mais capaz de o continuar a desenvolver, reconhecendo-lhe o povo capacidades técnicas e humanas para isso".

João Gabriel, da JS local, deu voz à juventude, destacando o trabalho que tem vindo a ser efetuado no concelho para que se possa inverter o ciclo de saída de jovens do interior para o litoral do país.

COMENTÁRIOS