Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: Justiça e Paz apela à participação

Reconquista - 20/09/2021 - 11:02

Não participar nas eleições “é uma demissão do exercício da cidadania" e apela ao voto “informado e consciente”.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apelou aos cidadãos que participem conscientemente nas eleições autárquicas que se realizam no domingo, dia 26.

Este organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa socorre-se das palavras do Papa Francisco, que na encíclica Fratelli tutti convida os cidadãos “uma vez mais a revalorizar a política, que é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”.

A CNJP reconhece que o exercício da atividade política distancia-se muitas das vezes do caminho apontando pelo Papa mas considera que a omissão de participação, a qualquer nível, “é uma demissão do exercício da cidadania, não ajuda a alterar esse estado de coisas”, apelando por isso ao voto “informado e consciente” a que se deve seguir a “responsabilização dos eleitos e sempre numa linha de exercício de uma cidadania ativa”.

Para a CNJP o poder local “é o que mais próximo está das pessoas e dos problemas concretos que marcam o seu quotidiano” e isso verificou-se durante a pandemia “em que as autarquias locais foram instrumento fundamental na concretização do programa nacional de vacinação”.

COMENTÁRIOS