Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: Madeirã não elege junta em plenário

José Furtado - 26/09/2021 - 17:30

CNE continua sem explicar porque estava indicada a realização de um plenário para eleger a junta.

Partilhar:

Madeirã. Foto CMO

Os eleitores da Madeirã, em Oleiros, estão a eleger normalmente os seus representantes à assembleia de freguesia apesar de as listas oficiais do recenseamento eleitoral terem indicado que a escolha do próximo elenco da assembleia de freguesia seria feita por plenário, por ter menos de 150 eleitores.

Manuel Alves, o presidente da Junta de Freguesia da Madeirã, confirmou na tarde de domingo ao Reconquista que nos cadernos eleitorais estão inscritos 151 eleitores e não 149 como foi publicado em Diário da República e assumido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Até às 17H00 já tinham votado 115 eleitores, de acordo com a mesma fonte.

O Reconquista noticiou esta semana que quatro freguesias do distrito de Castelo Branco iam escolher os seus representantes na assembleia de freguesia por plenário de eleitores, o que está previsto na lei quando uma freguesia tem menos de 150 eleitores.

As listas publicadas em Diário da República e as que são disponibilizadas pela Comissão Nacional de Eleições indicavam 149 eleitores, com a da CNE a referir claramente a realização de um plenário.

Após o contacto da Junta de Freguesia da Madeirã na quinta-feira o Reconquista contactou nesse mesmo dia a CNE que informou que iria consultar o seu gabinete jurídico e responder na sexta-feira.

Na falta de resposta o Reconquista voltou a contactar a CNE na sexta-feira mas até ao momento nunca justificou esta disparidade.

Manuel Alves disse também a este jornal que não recebeu qualquer contacto da CNE para esclarecer a situação.

COMENTÁRIOS