Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: PS apresenta queixa contra mensagens anónimas

Reconquista - 14/09/2021 - 18:13

Candidatura de Leopoldo Rodrigues suspeita da utilização de bases de dados da câmara, IPCB E ULSCB.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

O Partido Socialista de Castelo Branco apresentou uma queixa no Ministério Público pela alegada utilização de bases de dados de diversas instituições para o envio de mensagens de correio eletrónico anónimas com o objetivo “de, politicamente, prejudicar e difamar a candidatura do Partido Socialista”.

A candidatura de Leopoldo Rodrigues suspeita que “uma candidatura concorrente usou bases de dados da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco para enviar de uma forma anónima e sem autorização dos destinatários centenas de emails”.

O caso foi comunicado ao Ministério Público, à Comissão Nacional de Proteção de Dados e à Comissão Nacional de Eleições.

“Na política não vale tudo e cabe agora à justiça identificar e punir severamente estes atos que desprestigiam as instituições públicas que têm a seu cargo a gestão e a preservação destas bases de dados”, insistindo que em política “há ética e linhas vermelhas e agora acrescento não há lugar à cobardia de quem se escondendo atrás do anonimato tenta inverter com difamação e distorção da verdade o que já se perspetiva ser o resultado das urnas. Isto não é a democracia”, escreve Leopoldo Rodrigues.

Uma das mensagens, que o partido anexou à queixa, foi enviada a partir de contas de correio eletrónico com a designação “limpar_castelobranco” no endereço, partilhando notícias do apoio dos presidentes de junta a Luís Correia e uma imagem do cartaz do PS de há quatro anos em que surgem lado a lado Luís Correia e Leopoldo Rodrigues. O lema dessa campanha de 2017 foi cortado de modo a que surgissem apenas as palavras “Sempre Castelo Branco”. É ainda anexada uma publicação de Alzira Serrasqueiro feita recentemente na rede social Facebook pela antiga Governadora Civil de Castelo Branco, em que fala na utilização de bases de dados do hospital e da câmara municipal mas também da Segurança Social.

COMENTÁRIOS

Maria Nunes
à muito tempo atrás
Curiosamente recebi uma dessas mensagens mas já em eleições anteriores recebi e-mails idênticos a denegrir a imagem e trabalho do Dr Luís Correia. Mais curioso ainda é que há mais de vinte anos não moro, não voto e legalmente só sou natural de Castelo Branco, sem vínculo a nenhuma entidade.