Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Autárquicas: PS impedido de concorrer a junta em Proença

Reconquista - 30/08/2021 - 12:36

Problemas com a constituição das listas estão na origem da decisão confirmada pelo Tribunal Constitucional.

Partilhar:

PS tem a maioria na freguesia onde agora não pode concorrer. Foto Google

O Partido Socialista não vai concorrer à União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, depois de não ter sido admitida a lista de candidatos, confirmou a concelhia em comunicado. O partido tinha apresentado um recurso no Tribunal Constitucional depois de no início de agosto terem sido detetadas irregularidades nas listas “devido a excedermos o número de candidatos por listas e também na indicação de moradas de alguns candidatos”. A lista, inicialmente com 45 nomes, foi corrigida, sendo reduzida para 18. Mas subsistiram alguns problemas relacionados com a lista de suplentes e a paridade, que segundo a candidatura também foram clarificados. Após nova notificação do tribunal “foi entregue dia 13 de agosto a lista com a reordenação que traduz a alternância de sexo, entre os n.º 3, 4 e 5 da lista de suplentes candidatos à União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral”. Segundo o partido não houve contestação após a auscultação das restantes listas mas a juíza “profere despacho de não admissão da lista com fundamento no prazo anterior que tinha sido excedido”.

O PS de Proença-a-Nova decidiu avançar com um recurso para o Tribunal Constitucional depois de o juiz de turno no Tribunal de Oleiros ter confirmado que haveria legitimidade no recurso. A 27 de agosto o Tribunal Constitucional “após plenário mantém a decisão de não admissibilidade por via do lapso de transcrição e formalismo do ordenamento da lista”.

Os socialistas respeitam a decisão dos tribunais “mas também nos assiste toda a legitimidade de discordar da sua decisão”, argumentando que a mesma “priva os fregueses da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral de uma alternativa para democraticamente escolher os seus representantes”. Os socialistas obtiveram nas últimas eleições autárquicas, em 2017, 65,54 por cento dos votos para a assembleia de freguesia de Proença-a-Nova e Peral, melhorando a votação em relação às eleições anteriores.

João Lobo, que se recandidata à presidência da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, disse na terça-feira, dia 31, ao Reconquista que o partido “assume que houve um lapso formal relativamente ao reordenamento de uma lista, que não põe em causa a paridade” e por essa razão esperava outra decisão da parte do Tribunal Constitucional. O candidato lamenta que os eleitores tenham desta forma menos uma opção para se pronunciarem. O que o partido vai agora fazer “está a ser ponderado” mas é quase certo que a concelhia não deverá indicar o apoio a outra candidatura à junta de freguesia. Para a tarde de terça-feira estava marcada uma reunião com os restantes elementos da candidatura mas não foi possível apurar o que ficou decidido. O PS vai agora sensibilizar os seus apoiantes para não deixarem de ir votar, já que a abstenção por falta de lista à junta pode prejudicar o objetivo da reeleição para a câmara e assembleia municipal.

 

Notícia atualizada a 2 de setembro

COMENTÁRIOS

Juvenal
à muito tempo atrás
Foi sabotagem dentro do partido
José
à muito tempo atrás
Foi incompetência.
Antonio Ribeiro
à muito tempo atrás
Que incompetência!
Cardoso
à muito tempo atrás
Incompetência
O mandatário da campanha deveria demitir-se
José Martins
à muito tempo atrás
Negligência e grosseira do mandatário, a vaidade dá nisto.
Mas quem não tem cabeça escusa carapuça.
Nelson Tavares
à muito tempo atrás
Parabéns ao PS por tamanha incompetência e ter tirado opções de escolha ao Povo!
Parabéns ao PSD, que com irregularidades na sua lista, conseguiu que esta fosse aprovada!
Viva os Sócrates, Viva os Salgados, Viva os Filipes Vieiras e outros notáveis portugueses
Tiago Cardoso
à muito tempo atrás
Equipa com experiência? Que incompetência!!! O povo é que perde 😥
Ze Manel
à muito tempo atrás
Favores para amiguinhos, é assim em Proença-a-Nova
Zé Santo
à muito tempo atrás
Que incompetência, e ignorância dos mandatários e pseudointelectuais da nossa terra. Não nos pudemos esquecer que o mandatário do PS é amigo e intimo do candidato do PSD. O Churchill dizia que os seus inimigos não estavam no partido contrário, esses eram adversários, os seus inimigos estavam no seu próprio partido.
Anjinhos, só no céu mas esses não cantam na missa
João Botas
à muito tempo atrás
Lapso?? Querem tapar os olhos a quem? Claramente incompetência do mandatário, devia ter vergonha na cara. Afinal está de que lado do PS ou do PSD?