Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Avós Cientistas: Terceira edição já tem vencedores

Lídia Barata - 10/05/2018 - 12:30

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do Centro de Ciência, Tradição e Cultura, promovem dia 19 de maio, pelas 15H00, a cerimónia de entrega de prémios da terceira edição do concurso “Os Nossos Avós eram Cientistas”, no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Partilhar:

A cerimónia decorre no auditório da Agrária

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do Centro de Ciência, Tradição e Cultura, promovem dia 19 de maio, pelas 15H00, a cerimónia de entrega de prémios da terceira edição do concurso “Os Nossos Avós eram Cientistas”, no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, um evento aberto a toda a comunidade. A cerimónia, apresentada por Carla Nunes, estudante de Ciências da Comunicação, será animada musicalmente pelo Grupo de Concertinas Traquinas e Companhia, da Associação Cultura e Recreativa As Palmeiras.

Recorde-se que o concurso, organizado e promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco, é de âmbito nacional e é dirigido às crianças do Jardim de Infância e das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, incentivando-as para o gosto pela ciência e, simultaneamente, contribuir para a preservação do património imaterial português.

Os trabalhos a concurso foram avaliados pelo júri, constituído por António Piedade, investigador em Comunicação e Educação de Ciências e coordenador do Projeto Ciência na Imprensa Regional, de Coimbra; Cristina Silveira e Carvalho, professora do Ensino Básico, prestadora de serviços de Apoio à Educação (lecionação e elaboração de materiais), revisora de textos e consultora editorial, de Lisboa; João Pedro Cesariny Calafate, professor do Ensino Básico e coordenador do Projeto Ciência com Todos, do Porto; e Leonor Saraiva, professora do Ensino Superior, formadora de professores do Ensino Básico e investigadora na área da Didática das Ciências, de Setúbal. Estes elementos tiveram em conta, na sua avaliação os critérios da profundidade da pesquisa realizada sobre uma tradição, da correção científica da explicação dessa mesma tradição, da criatividade da história “inventada” pelas crianças e relacionada com a tradição escolhida, e do domínio da língua portuguesa. O nome dos vencedores, está ainda no segredo do júri, que será revelado nesta cerimónia.

O concurso contou com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica - Ciência Viva; Ambar (Ambarscience); Analógica: Material Didático; Associação das Palmeiras; Carla Nunes; Science Track - Jogos, Brinquedos e Kits; Jornal Correio da Manhã; Jornal Reconquista e Porto Editora.

COMENTÁRIOS