Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Bairro do Cansado: Orientação projeta mais crescimento em 2018

Reconquista - 10/01/2018 - 10:18

Do primeiro ano de secção na ABC vem um saldo “muito positivo”. Vai ser criado um circuito local com quatro provas.

Partilhar:

Luís Quinta-Nova é um impulsionador da orientação em Castelo Branco

Um ano da modalidade de orientação na Associação do Bairro do Cansado. Criada com o objetivo de “promover a prática do desporto de orientação e de outras atividades ao ar livre”, a secção traça um balanço muito positivo do percurso levado a cabo, ao nível da organização de iniciativas, na participação em provas e na promoção deste desporto.

E promete um ano de 2018 em crescendo. A orientação da ABC conta com mais quatro atletas, elevando o número para a dezena, entre os quais três jovens. Vai participar nas provas das Taças de Portugal, do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Orientação. Um das quais, na vertente de ori-trail/rogaine, será organizada por si, no mês de outubro. Tem projetado também a realização de um circuito local composto por quatro provas, na cidade de Castelo Branco.

No âmbito da consolidação da orientação na cidade albicastrense, esta secção liderada por Luís Quinta-Nova, afeta à agremiação presidida por João Serra, pretende “organizar treinos abertos à comunidade”, precisamente com o desiderato de “sensibilizar a população para a prática” e rentabilizando os três mapas que foram produzidos especificamente para a orientação: zona de lazer, zona histórica e quinta da Senhora de Mércoles.

Da época finda vêm bons resultados nos rankings nacionais, nomeadamente no da Taça de Portugal de orientação pedestre. Dora Ferreira foi a 3.ª entre os D218, Luís Quinta-Nova 6.º em H50, Vitor Lopes 20.º em H45, Nuno Carvalho 29.º em H50 e António Azinheiro (39.º em H50. Particular destaque para triunfos de Dora Ferreira (D218) no Costa Alentejana “O” Meeting e no Campeonato Nacional Absoluto, para além de um 2.º lugar no Campeonato Ibérico feminino.

A ABC marcou ainda presença com Luís Quinta-Nova no ori-trail/rogaine, disciplina de orientação praticada em equipa. Fez dupla com António Batista, do Atlético de Torres Vedras. E na Taça de Portugal de Orientação em BTT, com Rogério Pereira e António Azinheiro. O primeiro foi 10.º classificado nos Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância longa.

COMENTÁRIOS