Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Basquetebol: IPCB na fase final do campeonato universitário

Artur Jorge - 25/05/2021 - 17:35

Dois anos depois de uma qualificação inédita, jogada então em Aveiro, os estudantes beirões voltam a colocar desportivamente a instituição sediada na cidade albicastrense entre as melhores do país.

Partilhar:

Politécnico de Castelo Branco tem lugar marcado na fase final, que se disputa na Covilhã

O basquetebol do Instituto Politécnico de Castelo Branco garantiu este mês o apuramento para a fase final do campeonato universitário. Dois anos depois de uma qualificação inédita, jogada então em Aveiro, os estudantes beirões voltam a colocar desportivamente a instituição sediada na cidade albicastrense entre as melhores do país. O ano passado, recorde-se, os quadros da FADU foram interrompidos e não reatados devido à pandemia de Covid-19.

Foi em Coimbra que o combinado de João Rocha assegurou a qualificação. O primeiro jogo foi resolvido com alguma facilidade. Frente à congénere da Guarda (IPG), Castelo Branco triunfou por 59-29. Referência para o parcial de 22-0 no último período. Já mais equilibrado foi o confronto com a Universidade de Évora. E esteve aqui a chave da qualificação. O IPCB ganhou por quatro golos de diferença (28-24) e garantiu imediatamente a presença na fase final, que se realiza na Covilhã no mês de junho.

Na discussão do 1.º lugar do grupo, os “Dragões da Beira” mediram forças com a Associação Académica da Universidade de Coimbra. Esta equipa da AAUC conta com vários jogadores da Liga e da Proliga, os principais campeonatos da vertente federada. Venceram os anfitriões, mas o marcador foi pautado pelo equilíbrio e só ficou decidido no último quarto.

O professor João Rocha revelou orgulho “pela forma séria” como seus atletas lutaram. “Tiveram vontade e garra. Como responsável técnico tenho de endereçar os parabéns pela evolução que apresentam de ano para ano, fruto do trabalho dedicado que exibem depois das aulas”, destacou o treinador. Quem também felicitou os atletas pela qualificação foi o coordenador Rui Paulo.

Compõem a equipa do IPCB: Bruno Barros (EST), Helton de Pina (EST), Hélio Mendonça (EST), Jason Ravlin (EST), Guilherme Bastos (EST), Hélio Correia (EST), Manuel Oliveira (ESE), Diogo Cruz (ESE), Carlos Esteves (ESE), Afonso Dias (ESE), Ericles Jesus (ESA) e Ivan Jorge (ESGIN).

COMENTÁRIOS