Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Biblioteca leva livros e histórias ao hospital

João Carrega - 13/02/2023 - 11:02

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco vai desenvolver um conjunto de atividades culturais junto dos utentes que se encontram internados na pediatria e na medicina interna do Hospital Amato Lusitano.

Partilhar:

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco vai desenvolver um conjunto de atividades culturais junto dos utentes que se encontram internados na pediatria e na medicina interna do Hospital Amato Lusitano. Esta é uma das novidades do Plano de Atividades para este ano, apresentadas no passado dia 2 de fevereiro, numa sessão que contou com a atuação do Orfeão de Castelo Branco.

Patrícia Coelho, vereadora com o pelouro da educação na autarquia, revela que “«A Biblioteca vai ao Hospital» é um projeto de dinamização e promoção da leitura que consiste na leitura em voz alta de histórias, textos e contos aos utentes que se encontram hospitalizados naquela unidade hospitalar”.

Numa primeira fase o projeto decorrerá na pediatria e posteriormente será alargado à medicina interna. Além das sessões de leitura, a Biblioteca Municipal levará “um baú de livros que ficará na pediatria e na medicina interna até à atividade seguinte”, acrescenta Patrícia Coelho.

A iniciativa terá um cariz mensal e pretende “proporcionar momentos lúdicos e literários aos utentes, bem como o contacto com o espólio da Biblioteca”. No fundo, este projeto procura também criar momentos de relaxamento e descontração aos utentes durante o período de internamento.

Esta é apenas uma das muitas iniciativas que integra o Plano de Atividades, o qual apresenta a realização de uma Feira do Livro, onde o presidente do Município, Leopoldo Rodrigues, espera “poder juntar editoras de todo o país”. O evento decorrerá na Praça 25 de Abril, em data a definir.

O Plano apresenta um conjunto significativo de iniciativas que têm por objetivo “promover o livro e hábitos de leitura junto da comunidade escolar, como instrumentos de formação da cidadania; e ampliar o acesso ao livro e à leitura nas escolas do concelho”.

Uma promoção que começa logo nos berçários e nas creches, com a atividade “Sonhar e Encantar”, destinada a bebés. Terá sessões presenciais e online, através da leitura de histórias em voz alta, exploração de imagens, audição de músicas e manuseamento de livros.

O pré-escolar, prosseguindo aquilo que tem sido desenvolvido, terá atividades na biblioteca, com leituras de contos.

Para os alunos do 1º Ciclo está prevista uma espécie de missão inversa, pois os estudantes irão receber a visita das técnicas da Biblioteca nas suas escolas, para a leitura de histórias.

A abertura da Biblioteca à comunidade engloba ainda uma atividade dedicada à família e às crianças, nas modalidades “Ler a dois” (dirigido a crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas por um adulto – na última quarta-feira de cada mês, às 18H00) e “Histórias com colo” (para crianças a partir dos 4 meses, acompanhadas por um adulto – na última terça-feira de cada mês). O público sénior também não está esquecido, através da iniciativa “Leituras com idade”, que incluirá oficinas de escrita criativa, para além de sessões de leitura.

Finalmente, a Biblioteca Municipal, que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, passará também a assinalar algumas efemérides em parceria com essa rede.

COMENTÁRIOS