Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Bombeiros de Oleiros com nova EIP

João Carrega - 05/01/2023 - 8:00

Os Bombeiros de Oleiros têm, desde o final de 2022, mais uma equipa de intervenção permanente, melhorando a sua resposta em situações de socorro.

Partilhar:

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros constituíu a sua terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), composta por cinco operacionais. Com esta nova equipa, foram criados mais cinco postos de trabalho, com bombeiros profissionais altamente especializados.

As três equipas, cuja primeira foi criada em 2009, funcionam com o apoio da autarquia oleirense, a qual paga 50% dos custos, num investimento de 13 mil euros por mês, sendo o restante suportado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A criação desta terceira equipa vem ao encontro daquilo que é a aposta do presidente da direção, Albino Caldeira, que recentemente foi reeleito. Como referiu ao Reconquista, a aposta para este mandato são os recursos humanos.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Oleiros, citado em nota enviada à nossa redação, refere que ao apoiar a Associação, a “ autarquia fez a sua obrigação, mais uma vez, custeando o que o Estado deveria suportar por inteiro. Fazemo-lo porque a nossa população, muita dela envelhecida, necessita do socorro prestado no Concelho ou, outras vezes, nas deslocações para o hospital de Castelo Branco”.

Com estas equipas é aumentada a resposta aos pedidos de socorro e emergência, uma vez que os bombeiros que dela fazem parte estão em permanência no quartel, de segunda a sexta-feira, como refere Francisco Domingues, adjunto de comando da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, citado na mesma nota.

O adjunto do comando revela que sem o apoio da Câmara de Oleiros adianta que “o socorro não tem hora e as corporações precisam de bombeiros em permanência, formados para todas as ocorrências. Oleiros precisa destes homens”, disse, enquanto referiu o desejo de poder ter mais equipas desta natureza.

COMENTÁRIOS