Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Bootcamp: Equipa de Alcains vence com EcoTroti

Lídia Barata - 10/01/2019 - 8:00

Criar uma bicicleta híbrida, por ser também movida a energia solar, foi a ideia de negócio vencedora da segunda edição do “Bootcamp 36H non-stop”.

Partilhar:

Os resultados foram conhecidos dia de Reis

Criar uma bicicleta híbrida, por ser também movida a energia solar, podendo ser usada para aceder mais facilmente a diversos pontos turísticos, como o castelo de Castelo Branco, por exemplo, foi a ideia de negócio vencedora da segunda edição do “Bootcamp 36H non-stop”. A EcoTroti, desenvolvida pela equipa ABFM, da Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, Agrupamento que participou pela primeira vez, tal como a Escola Profissional Agostinho Roseta. Esta edição teve como embaixadores Diogo Faustino e Gonçalo Rodrigues.

Durante o fim-de-semana, dias 5 e 6, cerca de meia centena de jovens, divididos por 12 equipas, deram largas à imaginação e criatividade e apresentaram ideias inovadoras e empreendedoras de negócio, subordinadas ao tema central “Economia circular”.

Organizado no âmbito do Coolworking – Projeto de empreendedorismo infantil e juvenil, desenvolvido pela Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar que detém o CEi – Centro de Empresas Inovadoras e o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, os 48 alunos das escolas secundárias permaneceram nas instalações do CEi – Centro de Empresas Inovadoras durante 36 horas ininterruptas, período em que estiveram sempre “a ser confrontados com diversos dilemas, no sentido de terem permanentemente de tomar decisões”. O objetivo central continua a ser “estimular o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, do trabalho em equipa e do espírito empreendedor, facilitando aos jovens estudantes, o acesso a um conjunto de competências fundamentais à sua futura vida profissional.

Na sessão de encerramento, as 12 equipas apresentaram, cada uma em dois minutos, o projeto desenvolvido, tendo sido apreciados pelo júri constituído pelo diretor do Centro de Empresas Inovadoras, pelo professor Luís Farinha, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e a vereadora Cláudia Domingues Soares, da Câmara Municipal.

Além do primeiro lugar atribuído à ABFM, o segundo lugar foi para a equipa Colegas do Macho, da Escola Secundária Nuno Álvares, com o projeto Green4Pets, que combate o desperdício alimentar, transformando o lixo orgânico em ração para animais, e o terceiro para os Eternos, equipa formada por alunos da Escola Secundária Nuno Álvares e Agostinho Roseta, com um projeto igualmente ligado ao combate ao desperdício alimentar, o Cycle Taste, fazendo menus com reaproveitamento de fruta e pão para servir diretamente ou levar ao domicílio.

O júri salientou a criatividade e espírito inovador manifestado por estes jovens em apenas 36 horas, o que revela o seu potencial empreendedor, apresentando projetos amigos do ambiente, sustentáveis, de base tecnológica e exequíveis, assumindo-se como “grandes lições para os adultos que estão a assistir”. Também foi destacada a capacidade de ouvir e interpretar que demonstraram ao longo deste desafio.

Na entrega dos prémios, o presidente da Câmara, Luís Correia, saudou estes empreendedores “pelas dificuldades que criaram ao júri devido à qualidade dos seus projetos”. Destaca ainda que esta iniciativa vem de encontro “à aposta do município, de criar empreendedores, que olhem para o copo meio cheio e tentem, pensando rápido, encontrar formas criativas de o encher”, realçando que “este é o caminho pretendido para a cidade e para o concelho”.

COMENTÁRIOS