Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

BTT: Associação de Ciclismo dá a cara por saída em falso

Artur Jorge - 11/05/2017 - 8:30

Organismo liderado por António Silveira assumiu responsabilidade na saída atribulada da prova de Castelo de Vide. E encontrou uma solução equilibrada.

Partilhar:

Situação esclarecida: o troféu prossegue a 18 de junho no Fundão

A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) assume “total responsabilidade” pela partida atribulada da Maratona de BTT de Castelo de Vide e Marvão, que levantou celeuma entre os participantes no troféu regional desta disciplina ciclística. No sentido de tentar “colmatar os prejuízos desportivos que alguns atletas tiveram”, como explica em comunicado, o organismo presidido por António Silveira decidiu ajustar o regulamento de provas pontuáveis.

Castelo de Vide continuará a pontuar para o Troféu de Maratonas da Beira Interior (TMBI), na distância Race. E a sétima etapa do calendário, Manteigas a 22 de outubro, que estava prevista contar apenas para a distância Endurance, “passa a contar também para a distância Race”.

Daqui resulta o seguinte: os atletas classificados na distância Race nestas duas provas, “exclusivamente nestas”, vinca a ACBI, irão eliminar o pior resultado obtido nas mesmas.

As adversas condições climatéricas e a precipitação de quem tinha a responsabilidade de dar a ordem de saída, criaram uma situação atípica na partida desta prova do Alto Alentejo, com organização do Penhas BTT Team e do Ekosiuvenis, mas com a responsabilidade técnica da associação da modalidade sedeada em Castelo Branco. O ónus do problema foi assumido e a Associação de Ciclismo da Beira Interior procurou encontrar um reajustamento regulamentar equilibrado para, como diz no comunicado, não penalizar quem teve prejuízos desportivos com o incidente. Grosso modo, os concorrentes aplaudiram a decisão da entidade responsável pelo TMBI.

Este troféu federado está a suscitar grande interesse nos praticantes de BTT. Em Castelo de Vide ganharam Tiago Anselmo (BTT Retiro das Adegas) na distância mais longa (65 km); e Ricardo Teixeira (Bicicletas Santiago/ACD Carapalha) na distância Race (45 km), que era a pontuável para a TMBI. Aqui, 2.º lugar para Pedro Lacão (DAP Portalegre) e 3.º para Pedro Pereira (BTT Gardunha). No feminino, Filipa Gonçalves, das Bicicletas Santiago/ACD Carapalha, continua a ser a mais forte.

No passado domingo, na prova do Estrela da Pousadinha, na Covilhã, pontuável para o troféu na distância mais longa, ganhou Bruno Anselmo (Saertex Portugal), à frente de Pedro Lacão (DAPortalegre) e Carlos Russo (Bike Studio Covilhã). Na prova Race a vitória sorriu a Bruno Janeiro (DAPortalegre) e Pedro Correia (Bicicletas Santiago/Carapalha) foi segundo.

O TMBI regressa a 18 de junho com o BTT da Gardunha, no Fundão, que vale pontos nas duas distâncias.

 

COMENTÁRIOS