Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: 34 por cento do território georreferenciado

Reconquista - 26/08/2022 - 8:00

Desde 2017, o Balcão Único do Prédio georreferenciou cerca de 46 mil matrizes, sendo este o melhor resultado a nível nacional.

Partilhar:

O serviço continua a ser gratuito até agosto de 2023

Proença-a-Nova é o concelho com maior número de processos e matrizes georreferenciadas a nível nacional no âmbito do projeto BUPi – Balcão Único do Prédio, avança o Município em comunicado. Em termos práticos, desde 2017 já foram georreferenciadas 45986 matrizes desde a instalação do serviço, o que corresponde a 34 por cento da área do concelho. A plataforma que permite mapear o território português mantém a sua gratuitidade até agosto de 2023.

“Em 2018, Proença-a-Nova teve o maior número de processos registados, tendo alcançado a marca de 29486 matrizes”, especifica a autarquia, acrescentando que é expetável que no ano de 2022 “o número de processos concluídos seja superior aos de 2019 e 2020, ainda que se encontre um nível abaixo do esperado, pois há ainda uma área considerável do território por referenciar”.

Quem pretenda fazer o registo da sua parcela, pode dirigir-se à Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial para agendar uma marcação numa das quintas-feiras onde o atendimento é feito neste serviço. O Espaço BUPi está aberto e disponível de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 16H00.

Recorde-se que Proença-a-Nova foi um dos concelhos pioneiros deste projeto piloto, num lote de 10 municípios. Na base do projeto, juntamente com Proença-a-Nova, estiveram Alfândega da Fé, Caminha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã, mas já chega hoje a 141 concelhos em todo o país, com um acumulado de 621966 matrizes georreferenciadas. Na génese da criação do projeto estiveram alicerces como o ordenamento do território, valorização de recursos, identificação dos proprietários e prevenção de incêndios.

COMENTÁRIOS