Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Capacitação digital na cidade

Reconquista - 05/10/2022 - 21:00

Depois de Sines e São Miguel coube a Castelo Branco acolher a terceira sessão do Roteiro INCoDe.2030 dedicado à capacitação digital e à cidadania e soberania digital.

Partilhar:

Os projetos locais foram divulgados na conferência. Foto: INCoDe.2030

Depois de Sines e São Miguel coube a Castelo Branco acolher a terceira sessão do Roteiro INCoDe.2030 dedicado à capacitação digital e à cidadania e soberania digital. O encontro que decorreu no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco teve como objetivo, como referiu a Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral do projeto, “a promoção de um Portugal mais digital, mais inclusivo e mais justo, que não pode deixar ninguém para trás”.

A iniciativa permitiu apresentar alguns dos bons exemplos que a partir de Castelo Branco estão ou foram desenvolvidos, e promoveu a discussão, com especialistas nacionais, de questões como a cibersegurança ou cidadania digital. O Roteiro de Castelo Branco foi o que teve mais participantes, tendo contado com a presença de muitos alunos de escolas da cidade, nomeadamente dos cursos de informática.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara, sublinhou a importância do tema, e lembrou que Castelo Branco tem apostado na capacitação digital, dando como exemplo o apoio que foi dado às escolas e aos seus alunos através da aquisição de computadores.

O primeiro painel, dedicado ao tema “Cidadania e Soberania Digital“, contou com a participação de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, João Farinha, Policy Analyst, Competence Center on Foresight, William Hasselberger do Laboratório de Ética Digital da Universidade Católica Portuguesa, e Ana Festas Henriques, da Secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e teve a moderação de Marta Moreira Dias, Vogal do Conselho Diretivo do .PT.

A segunda conferência incluiu dois debates sobre Iniciativas INCoDe.2030. No primeiro, moderado por Bernardo Sousa (INCoDe.2030), intervieram os palestrantes Luís Neves (ENSICO), Manuel Garcia (UPskill), Matilde Buisel (Apps for Good), Pedro Cabral (NAU), Margarida Mateus (Engenheiras por um dia) e Alexandre Fonseca (Eu sou digital). O segundo, moderado por José Pedro Antunes (INCoDe.2030), teve como oradores Ponciano Oliveira (Transformação Digital para a Saúde), Inês Esteves (.PT), Isabel Batista (CNCS) e José Pedro Antunes (Estratégias Nacionais).

A última sessão, já na parte da tarde, abordou três projetos que se encontram no terreno. Sob a moderação de João Carrega (jornalista e investigador no uso de dispositivos móveis em contexto educativo), teve como oradores Vitor Tomé (investigador e professor universitário, que falou sobre Educação para a Cidadania Digital: da teoria ao terreno), Bruno Matias (CEO XHOU, que abordou a questão da transformação digital em residências para idosos nos cuidados de saúde) e Tiago Antunes (professor de informática da Universidade Sénior Albicastrense, que apresentou o tema Usalbi uma realidade digital).

COMENTÁRIOS