Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Afonso de Paiva celebra 50 anos

José Furtado - 06/10/2022 - 21:05

Escola recebe medalha da cidade e faz homenagem ao antigo diretor Joaquim Martins.

Partilhar:

Nova Afonso de Paiva foi inaugurada em 2010. Foto arquivo Reconquista

 

A Escola Secundária Afonso de Paiva assinala esta sexta-feira os 50 anos da sua fundação, com um conjunto de atividades que inclui a atribuição da medalha da cidade de Castelo Branco.

O programa inicia-se pelas 15H00 e inclui uma sessão solene e uma homenagem a Joaquim Martins, com a atribuição do seu nome à biblioteca escolar da escola sede.

Joaquim Martins, que faleceu em 2018 aos 73 anos, foi diretor da escola durante vários anos, onde também ensinou História e Português.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tomou o nome da escola que lhe deu origem – a Escola Preparatória Afonso de Paiva.

A então Escola Preparatória Afonso de Paiva iniciou a atividade a 1 de outubro de 1972 e no ano seguinte integrou a rede de escolas com que se iniciou a experimentação do novo 3.º ciclo, referente ao 7.º, 8.º e 9.º ano.

Entre 1980 a 1995 funcionou apenas como escola do 2.º ciclo e a partir do ano letivo de 1995/96 passou a integrar também o 3.º ciclo.

No ano letivo de 2003/2004 é criado o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, que agregou dez escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo, tornando-se no maior agrupamento de escolas de Castelo Branco.

Em 2009 iniciou-se a demolição das instalações que viriam a dar lugar a um novo edifício inaugurado no ano letivo de 2010/11, mantendo-se apenas o pavilhão desportivo.

A sessão solene contará com a participação da diretora regional de educação do centro, Cristina Oliveira; e do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que atribuirá a medalha da cidade.

A homenagem foi decidida em março deste ano pela Câmara Municipal de Castelo Branco, que na mesma ocasião aprovou a atribuição desta medalha pelos 75 anos da Escola Nuno Álvares e a título póstumo ao médico João Castel-Branco da Silveira.

Tal como aconteceu com a Nuno Álvares a medalha será atribuída não no dia da cidade, que foi em março, mas na data de aniversário da escola.

O Reconquista transmite a sessão em direto através da sua página e do seu canal do Youtube.

 

COMENTÁRIOS