Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Associação apoia amigos e familiares de alcoólicos

José Júlio Cruz - 07/03/2024 - 8:30

Único requisito para participar nas reuniões é ser familiar ou amigo de alguém que seja alcoólico.

Partilhar:

A Al-Anon Portugal, Associação de Serviços Gerais de Grupos Familiares é uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que perceberam que as suas vidas foram afetadas pelo alcoolismo de alguém.

Em Castelo Branco já existe um grupo a funcionar recentemente e tem como base os mesmos objetivos da associação internacional que existe desde 1951, segundo foi confirmado no decurso desta semana ao Reconquista por um dos seus elementos. Esta ajuda é não profissional e está baseada nos passos dos Alcoólicos Anónimos (AA).

O único requisito para se participar nas reuniões semanais é ser familiar ou amigo de alguém que seja alcoólico, ou ser alguém que de alguma forma veja a sua vida ser afetada pela maneira de beber de alguém, como também foi explicado a este semanário.

A sede nacional é em Lisboa, mas o grupo albicastrense já tem um local para reunir na cidade. Todos os sábados, às 15H00, no salão da Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Redentoristas), na avenida Nuno Álvares, há reunião.

Como não é uma associação profissional, os membros compartilham as suas experiências, forças e esperanças, a fim de tentarem solucionar os problemas que têm em comum, explica a Al-Anon Portugal na sua página de internet. As identidades dos elementos participantes são protegidas e grupos idênticos já trabalham em mais de uma centena de países.

“Estatísticas mostram que cerca de 47% dos seus membros procuram aconselhamento profissional após o ingresso no Al-Anon”, pode ler-se na mesma página que procura desmistificar algumas situações, nomeadamente explicando que não se trata de nenhuma seita, entidade, organização ou instituição de caráter religioso ou político ou de qualquer outra espécie.

O mesmo elemento que falou ao Reconquista esclareceu também que “os grupos familiares Al-Anon praticam o anonimato, pelo que é dito nas reuniões ou de membro para membro é confidencial”, acrescentando que “não existem taxas para se pertencer ou participar, na medida em que a associação é autossuficiente por meio de contributos voluntários dos seus próprios membros, não sendo aceites contribuições de fora”.

JORNADA Entretanto, de acordo com a mesma fonte informativa, o grupo albicastrense está a organizar uma jornada de serviço interno no próximo dia 9 de março, sábado, em Castelo Branco. Às 17H00 terá lugar uma mesa redonda que funcionará como uma reunião de informação pública aberta a quem quiser participar.

Este momento acontecerá no Centro de Empresas Inovadoras (CEi) de Castelo Branco. A participação pode ser efetuada presencialmente ou via plataforma zoom, ID da reunião 84604869738 e Senha 713882.

Nesta reunião de informação pública irão marcar presença alguns oradores, dois profissionais de saúde, dois elementos dos AA e dois membros da Al-Anon.

O número de telefone de ajuda da Al-Anon é o 917180936.

COMENTÁRIOS